16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

INTERFACES ENTRE A MUSICOTERAPIA E AS NEUROCIENCIAS NA REABILITAÇAO DA FALA E DA LINGUAGEM

Introdução

A música é um estímulo que ativa diferentes áreas no cérebro, desde estruturas subcorticais até estruturas corticais. Estudos de neuroimagem mostram que dentre as ativações estão áreas relacionadas ao processamento da fala e linguagem, o que embasa o trabalho da musicoterapia e justifica os resultados obtidos através desta intervenção.

Objetivo

Analisar o processo terapêutico de crianças com demanda de reabilitação de fala/linguagem encaminhadas para o atendimento de musicoterapia comparando os dados da avaliação inicial e do relatório evolutivo dois anos após o início da intervenção.

Métodos

Fora realizada uma análise qualitativa, comparativa e documental em prontuários de pacientes cuja demanda da avaliação inicial fora de reabilitação de fala/linguagem com diferentes diagnósticos e idades entre 2 e 4 anos. Foram considerados os prontuários de pacientes que realizaram a intervenção na frequência de duas vezes na semana e cuja avaliação fora realizada no período de janeiro à março de 2010. Os dados coletados na avaliação inicial de musicoterapia foram comparados com o relatório evolutivo de dois anos após o início da intervenção.

Resultados

Em 60% dos casos, no momento da avaliação inicial fora observada que a música era utilizada como forma de comunicação e/ou interação, sendo utilizada como principal ferramenta de estimulação por pais e/ou cuidadores. Em 100% dos casos, a música é identificada como a via de maior qualidade de expressão do paciente. Em 95% dos casos, os pacientes não apresentavam comunicação verbal funcional, havendo 5% que utilizavam a música para zona de conforto auditiva.
No comparativo, após dois anos de intervenção, observa-se um aumento do vocabulário verbal e gestual (em 85% dos casos), com maior qualidade na narrativa verbal (90%), iniciativa e intenção comunicativa (85%). A idade dos pacientes e a musicalidade da família foram fatores que interferiram nos resultados.

Conclusões

A Musicoterapia, sob o prisma das neurociências e da musicoterapia neurológica possibilita a reabilitação da fala e da linguagem em crianças através de técnicas específicas, visando à aquisição da fala e/ou restabelecimento da comunicação verbal através do canto. Linguagem e música têm aspectos comuns como o ritmo (padrões sistemáticos de tempo), a melodia (padrões de notas estruturadas no tempo), a sintaxe (elementos combinados que dão sentido) e a emoção. Todo esse sistema de sistema de regras favorece a comunicação em um contexto musical que, gradativamente, é transposto para o contexto verbal.

Palavras Chave

musicoterapia neurológica; reabilitação; fala; linguagem

Referências (se houver)

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Declaramos para os devidos fins que Natália Elisa Magalhães e Roberta Soares de Barros Florencio, autoras responsáveis pela submissão do manuscrito intitulado INTERFACES ENTRE A MUSICOTERAPIA E AS NEUROCIENCIAS NA REABILITAÇAO DA FALA E DA LINGUAGEM, não possuímos conflitos de interesses.

Área

Reabilitação

Instituições

Clínica Interligar - Centro Integrado da Criança e do Adolescente - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Natália Elisa Magalhães, Roberta Soares de Barros Florencio