16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIA COM USO DE CANABIDIOL NO TRATAMENTO DA ENCEFALOPATIA EPILETICA ASSOCIADA A MUTAÇAO DO GENE KCNT1- RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Trata-se de criança, atualmente com 7 anos, com história de epilepsia diagnosticada aos dois anos e transtorno do espectro autista. A princípio, apresentava crises do tipo tônico-clônicas generalizadas durante o sono. Posteriormente o padrão mudou para crises atônicas e parada comportamental. Recentemente, apresentou crises com semiologia de parada comportamental e tônico-clônicas generalizadas. Os exames realizados foram tomografia de crânio (24/08/2016) sem alterações; Eletroencefalograma (05/03/2019): atividades de base discreta a moderadamente desorganizada. Surtos de ondas lentas delta amplas, irregulares, de projeção generalizada, durando 1-3 segundos, em baixa incidência; Cariotipo 46, xx; Painel de epilepsia (setembro/2020): epilepsia associada ao gene KCNT1 (OMIM # 608167). Posição: chr9:135.779.429 . Variação: G > A. Consequência: p.Ala934Thr ENST00000371757 . Cópias: Heterozigose (1 cópia). Paciente apresenta epilepsia de difícil controle, fez uso de ácido valpróico e lamotrigina que foram suspensos por reação alérgica. Usou também oxacarbazepina, suspensa por piora das crises convulsivas. Iniciou o uso de Levetiracetam e Clobazam, mas o bom controle só foi alcançado com a associação de Canabidiol ao tratamento. O último escape de crise ocorreu em Julho de 2021, pois a paciente ficou alguns dias sem receber o Canabidiol e depois da volta da medicação não teve mais crises.

Discussão

Foi realizada busca na literatura médica, a fim de encontrar casos semelhantes e a melhor abordagem dos sintomas. Há relatos de outros pacientes com epilepsia de difícil controle, iniciada na infância e alterações psiquiátricas associadas à mutação de novo do gene KCNT1 em heterozigose. Contudo, ainda não há definição de qual melhor tratamento para as crises epiléticas ou para controle dos sintomas psiquiátricos.

Comentários Finais

A encefalopatia epiléptica relacionada à mutação do gene KCNT1 é rara e apesar do Canabidiol ter demonstrado eficácia no controle das crises epiléticas no nosso caso, ainda são necessários mais estudos para a definição do melhor tratamento.

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Não há

Área

Epilepsias

Instituições

Hospital Infantil João Paulo II - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ana Cristina Nascimento Dias Carneiro, Bruna Ribeiro Torres, Karina Soares Loutfi, Nathália Jamille Moreira Nascimento, Renan Guimarães Santana, Sanny kemmely Mikelante Yoshida, Joyce Carvalho Martins, Mona Lisa Trindade Mariano, Fernando Nascimento Dias Carneiro