16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

O BRINCAR, A PRATICA DE ATIVIDADE FISICA, O SONO E O USO DE ELETRONICOS EM CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

Introdução

A primeira infância é uma fase propícia para a formação de hábitos que favoreçam o desenvolvimento, crescimento e um estilo de vida saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as crianças tenham seu tempo dividido entre horas de sono, atividade física e descanso. Todavia, a pós-modernidade com toda sua tecnologia digital tende a comprometer as horas de sono e a brincadeira livre, proporcionando uma exposição excessiva aos eletrônicos entre crianças pequenas, com impactos no desenvolvimento físico, social e cognitivo.

Objetivo

Verificar o padrão do brincar, da atividade física, do sono e do uso de eletrônicos em crianças de 0 a 6 anos, com desenvolvimento típico.

Métodos

Um questionário online sobre hábitos de brincar, tempo de tela, sono e atividade física foi enviado para pais de crianças de 0 a 6 anos. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial com cálculo das frequências, médias e desvio padrão e testes de correlação entre as variáveis.

Resultados

A amostra foi composta por 517 participantes, residentes em cidades do Vale do Itajaí, Santa Catarina. A maioria da amostra (72,34%) era de crianças de 2 a 6 anos; metade frequenta escola em tempo integral; 28,18% realizam atividade extracurricular, sendo esporte a mais frequente; 43% das crianças fazem ≥ 2 horas/dia de atividade física. Sobre o brincar, a maioria dos pais compreende que o brincar auxilia na aquisição da linguagem, nas habilidades motoras e ajuda a desenvolver a criatividade; 47% deles relatam que brincam frequentemente com seus filhos, sendo brincadeiras ao ar livre e de faz-de-conta as mais frequentes, porém em 29% dos casos, a escolha é brincar em eletrônicos. Também, quando a criança brinca sozinha, 40% preferem eletrônicos. Quanto ao tempo de uso de tela, 33,2% das crianças usam ≥ 2horas/dia. Ainda, 57% das crianças iniciaram o uso de tela com menos de dois anos de idade, sendo que o primeiro contato foi através da TV. Destaca-se que pouco mais da metade dos pais não conhece a recomendação da OMS em relação ao uso de eletrônicos. Sobre o sono, 40% da amostra dorme de 8 a 10 horas/dia.

Conclusões

A pesquisa revela que 1/3 da amostra faz uso de eletrônicos por tempo maior do que o preconizado pela OMS e mais que 50% iniciam o uso de telas precocemente. As crianças praticam atividades físicas e dormem por um período menor que o indicado pela OMS. Sendo assim, políticas públicas que conscientizem pais e cuidadores são fundamentais para garantir um bom desenvolvimento.

Palavras Chave

brincar; tempo de tela; sedentarismo; desenvolvimento infantil.

Referências (se houver)

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

sem conflito de interesse

Área

Outros

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

CRISTINA MARIA POZZI, ANNA PAULA GENOEFA MACARINI ALMEIDA