16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

O BRINCAR, A PRATICA DE ATIVIDADE FISICA, O SONO E O USO DE ELETRONICOS EM CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

Introdução

A primeira infância é uma fase propícia para a formação de hábitos que favoreçam o desenvolvimento, crescimento e um estilo de vida saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as crianças tenham seu tempo dividido entre horas de sono, atividade física e descanso. Todavia, a pós-modernidade com toda sua tecnologia digital tende a comprometer as horas de sono e a brincadeira livre, proporcionando uma exposição excessiva aos eletrônicos entre crianças pequenas, com impactos no desenvolvimento físico, social e cognitivo.

Objetivo

Verificar o padrão do brincar, da atividade física, do sono e do uso de eletrônicos em crianças de 0 a 6 anos, com desenvolvimento típico.

Métodos

Um questionário online sobre hábitos de brincar, tempo de tela, sono e atividade física foi enviado para pais de crianças de 0 a 6 anos. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial com cálculo das frequências, médias e desvio padrão e testes de correlação entre as variáveis.

Resultados

A amostra foi composta por 517 participantes, residentes em cidades do Vale do Itajaí, Santa Catarina. A maioria da amostra (72,34%) era de crianças de 2 a 6 anos; metade frequenta escola em tempo integral; 28,18% realizam atividade extracurricular, sendo esporte a mais frequente; 43% das crianças fazem ≥ 2 horas/dia de atividade física. Sobre o brincar, a maioria dos pais compreende que o brincar auxilia na aquisição da linguagem, nas habilidades motoras e ajuda a desenvolver a criatividade; 47% deles relatam que brincam frequentemente com seus filhos, sendo brincadeiras ao ar livre e de faz-de-conta as mais frequentes, porém em 29% dos casos, a escolha é brincar em eletrônicos. Também, quando a criança brinca sozinha, 40% preferem eletrônicos. Quanto ao tempo de uso de tela, 33,2% das crianças usam ≥ 2horas/dia. Ainda, 57% das crianças iniciaram o uso de tela com menos de dois anos de idade, sendo que o primeiro contato foi através da TV. Destaca-se que pouco mais da metade dos pais não conhece a recomendação da OMS em relação ao uso de eletrônicos. Sobre o sono, 40% da amostra dorme de 8 a 10 horas/dia.

Conclusões

A pesquisa revela que 1/3 da amostra faz uso de eletrônicos por tempo maior do que o preconizado pela OMS e mais que 50% iniciam o uso de telas precocemente. As crianças praticam atividades físicas e dormem por um período menor que o indicado pela OMS. Sendo assim, políticas públicas que conscientizem pais e cuidadores são fundamentais para garantir um bom desenvolvimento.

Palavras Chave

brincar; tempo de tela; sedentarismo; desenvolvimento infantil.

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

sem conflito de interesse

Área

Outros

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

CRISTINA MARIA POZZI, ANNA PAULA GENOEFA MACARINI ALMEIDA