16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

COLELITIASE: UM RARO EFEITO COLATERAL DA DIETA CETOGENICA: SUBDIAGNOSTICADA?

Apresentação do Caso

Adolescente, sexo feminino, 12 anos, com síndrome de Lennox-Gastaut, uma encefalopatia epiléptica farmacorresistente, que ficou controlada com a dieta cetogênica. Após um ano evoluiu com vômitos persistentes por mais de um mês, além de colúria. Exames laboratoriais (bilirrubina total e frações, TGO, TGP, cálcio, hematócrito) normais, exceto hipercolesterolemia de 471. O ultrassom de abdome revelou cálculos biliares sendo submetida à colecistectomia. A dieta cetogênica foi suspensa, porém houve recorrência de crises.

Discussão

A dieta cetogênica tem sido usada no tratamento da epilepsia refratária da infância desde meados de 1920. É uma dieta com alto teor de lipídios, baixo carboidrato e adequada em proteína. A efetividade da dieta cetogênica é variável. Pelo menos 50% dos pacientes reduzem em até 50% a frequência de crises .Os efeitos colaterais a longo prazo mais comuns são: hiperlipidemia, pancreatite, cálculo renal, osteopenia, déficit de vitaminas e minerais, infecções recorrentes, prejuízo da função de neutrófilos e colelitíase. A colelitíase durante a dieta cetogênica é um potencial efeito colateral que tem sido descrito na literatura. Aproximadamente 9% das colecistectomias são de pacientes pediátricos entre 3 e 7 anos. Pacientes na dieta cetogênica têm alto risco de desenvolver colelitíase por causa da alta quantidade de lipídios contidos na dieta, associados a hiperlipidemia. A vesícula biliar tem um bolus extra de bile. A bile não é uma enzima, mas tem o efeito de emulsificar a gordura, quebrando em partículas menores,o que aumenta a área de superfície para a atuação da lipase, na quebra desta gordura em cadeias de ácidos graxos.

Comentários Finais

A dieta cetogênica é um tratamento para epilepsias farmacorresistentes bem estabelecida. A colelitíase sintomática em pacientes pediátricos é uma complicação que pode ser vista em pacientes que estão em um período prolongado na dieta cetogênica. Apesar da efetividade da dieta cetogênica, algumas complicações impedem a manutenção da mesma. Sugerimos que os pacientes devam realizar screening com ultrassom abdominal para a detecção desse efeito colateral.

Referências (se houver)

1. Hassan AM, KeeneDL, WHiting SE, Jacib PJ, Champagne JR, Humphreys P.Ketogenic diet in the tratament of refractory epilepsy in childhood. Pediatric Neurol 1999; 21:548-552

2. Desai AA, Thompson LM, Abdlmoity AT, kayyali H, Peter SD, Manegement of Symptomatic Cholelithiasis while on Ketogenic Diet,a case report,Pediatric Neurology ,2014, doi 101016/jpediatrneurol.2014.05.013

3. Gaby AR. Natural Approaches to Epilepsy. Alternative Medicine Review. 2007;12(1):9-24.

4.Karent Bllaban GL,Callahan C, Odell C, Papao M, Moshe S, Shinnar S. Complication of ketogenic diet. Epilepsia 1998;39:744-8.

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

não há conflito de interesses

Área

Epilepsias

Instituições

Hospital Materno Infantil Dr. Antônio Lisboa - Distrito Federal - Brasil

Autores

Ludmila Inácio Lima Uchôa, Ana Carolina Santos Torquato, Denize Bomfim Souza, Larissa Caetano Silva