16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

KEARNS SAYRE: UMA APRESENTAÇAO CLINICA CLASSICA

Apresentação do Caso

Paciente do sexo feminino, atualmente com 6 anos. Não apresentou intercorrências perinatais, foi assintomática até 1 ano e 6 meses quando apresentou rebaixamento do nível de consciência e distúrbio eletrolítico grave secundários a um quadro viral. Após a alta, paciente apresentou regressão de marcos do desenvolvimento. Apresentava ainda episódios de vômitos intermitentes, que pioravam nos períodos de febre e jejum, e baixo ganho pondero-estatural. Durante quadro infecciosos, por vezes evoluiu com rebaixamento do nível de consciência e agravamento do quadro. Mantinha distúrbios eletrolíticos persistentes, sendo diagnosticada com síndrome de Fanconi. Por volta dos 2 anos começou a apresentar dificuldade da marcha com quedas frequentes, e dificuldade de realizar atividades motoras finas, com evolução progressiva de quadro atáxico. Aos 3 anos mantinha-se muito abaixo da curva de peso e estatura, com sintomas de desnutrição, cabelos finos e secos, hiperpigmentação da pele e gengivas, sendo diagnosticada com insuficiência adrenal. No ano seguinte, evoluiu com fotofobia, oftalmoplegia externa crônica progressiva e fraqueza generalizada. Por volta dos 5 anos já apresenta diabetes insulino-dependente e hipoparatireoidismo. O diagnóstico foi realizado por exoma com confirmação molecular de uma deleção de DNA mitocondrial de 6,5 kb.

Discussão

A Síndrome de Kearns-Sayre é uma doença causada por deleção extensa do DNA mitocondrial (1,8-8kb) ou raramente por duplicação, de genes envolvidos na cadeia respiratória. A doença costuma ocorrer de forma esporádica por mutação de novo. O desenvolvimento é inicialmente normal, com acometimento multissistêmico. A tríade clássica é oftalmoplegia externa, retinite pigmentar e idade de início antes dos 20 anos. Outros achados comuns são crescimento deficitário, regressão do desenvolvimento, surdez, ataxia cerebelar, miopatia, cardiomiopatia e bloqueio cardíaco, acometimento renal e disfunções endócrinas. Os exames complementares característicos são hiperproteinorraquia com aumento de lactato e alteração de sinal em núcleos da base e substância branca em neuroimagem. O tratamento básico é o kit multi-vitamínico, controle de comorbidades e evitar uso de medicações tóxicas à mitocôndria.

Comentários Finais

A Síndrome de Kearns-Sayre é uma doença rara, porém as manifestações clínicas clássicas ajudam a chegar no diagnóstico mais precocemente, melhorando qualidade de vida e sobrevida desses pacientes.

Referências (se houver)

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

SEM CONFLITO DE INTERESSES

Área

Erros inatos do Metabolismo

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Flávia Varella e Silva, Francine Eloisa Eamanach, Milena Garcia, Maria Luiza Benevides, Paula Thaís Bandeira Elias, Julia Lopes Vieira, Maria Augusta Santos Montenegro, Ana Carolina Coan, Karine Couto Sarmento Teixeira