16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do estudo e comportamento dos pacientes com dificuldade escolar durante a pandemia

Introdução

Devido a pandemia do SARS-CoV-2, o isolamento social e a necessidade do ensino a distância( EAD), a qualidade de vida e aprendizado dos jovens foram bastante impactados. Estudos recentes relatam um aumento dos transtornos de humor e comportamento nesta população. No Brasil, mesmo antes da pandemia, a dificuldade escolar já era um problema que necessitava de atenção. Assim é de extrema importância analisarmos como esse período afetou os estudantes, principalmente aqueles que já necessitavam de acompanhamento por transtorno de aprendizagem e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Objetivo

Avaliar o impacto do ensino a distância nas atividades acadêmicas, bem como alterações do humor e comportamento dos pacientes em seguimento clínico por dificuldade de aprendizagem.

Métodos

Avaliação de dados de prontuários dos ambulatórios de neurologia infantil de pacientes em seguimento clínico com dificuldade escolar .Com idades entre 5 e 16 anos durante o período de Abril a julho de 2021.

Resultados

Dos 80 pacientes avaliados 81,2% apresentaram queixa de alguma alteração do comportamento como Irritabilidade, ansiedade, tristeza, dificuldade de concentração entre outras. Além disso 71,2% precisaram alterar ou inicar medicação no período da pandemia para tais transtornos. Em relação ao EAD, 75% relataram uma maior dificuldade para realizar as atividades escolares. Até o período avaliado 22 alunos não estavam estudando nem assistindo as aulas, e 51,25 % estudavam menos de 3 horas por dia e 36 alunos ( 45%) tiveram alguma dificuldade para acesso às aulas online. Desta amostra, 39 pacientes são acompanhados por transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, sendo que 82% deles apresentaram uma maior dificuldade escolar no período, comparado com 68,29% dos pacientes que acompanham por outros transtornos e patologias.

Conclusões

A pandemia e o isolamento social tiveram impacto importante da vida dos estudantes, sendo isso ainda mais importante naqueles alunos que já necessitavam de acompanhamento por dificuldade escolar . É alarmante o fato de que alguns pacientes não estão realizando qualquer atividade acadêmica ou usando poucas horas do dia para isso. Entender a real situação da educação neste período pode ser o primeiro passo para elaborar medidas que melhorem os estudos e qualidade de vida de crianças e adolescentes depois de um período tão desafiador. Estudos maiores e com uma avaliação mais objetiva da qualidade de ensino e aprendizagem são necessários.

Palavras Chave

Pandemia; transtornos de aprendizagem; covid 19; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Referências (se houver)

1-Son C, Hegde S, Smith A, Wang X, Sasangohar F. Effects of COVID-19 on College Students' Mental Health in the United States: Interview Survey Study. J Med Internet Res. 2020 Sep 3;22(9):e21279. doi: 10.2196/21279. PMID: 32805704; PMCID: PMC7473764.

2- Panda PK, Gupta J, Chowdhury SR, Kumar R, Meena AK, Madaan P, Sharawat IK, Gulati S. Psychological and Behavioral Impact of Lockdown and Quarantine Measures for COVID-19 Pandemic on Children, Adolescents and Caregivers: A Systematic Review and Meta-Analysis. J Trop Pediatr. 2021 Jan 29;67(1):fmaa122. doi: 10.1093/tropej/fmaa122. PMID: 33367907; PMCID: PMC7798512.
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5-Brunelli A, Silvestrini G, Palestini L, Vitali P, Nanni R, Belluzzi A, Ciambra R, De Logu M, Degli Angeli [CA1] M, Dessì FL, Donati D, Gaspari L, Ghini T, Giovannini M, Iaia M, Mazzini F, Mollace R, Nanni V, Perra AP, Poggioli B, Ponton I, Russo G, Saletti A, Selli A, Stazzoni A, Vignutelli L, Zamuner E, Venturini L, Zamprogno E, Valletta E, Marchetti F. Impatto del lockdown sui bambini e sulle famiglie: un’indagine dei pediatri di famiglia all’interno di una comunità [Impact of the lockdown on children and families: a survey of family pediatricians within a community.]. Recenti Prog Med. 2021 Mar;112(3):207-215. Italian. doi: 10.1701/3565.35460. PMID: 33687359.

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Nenhuma

Área

Transtornos neuropsiquiátricos e distúrbios de aprendizagem

Instituições

Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil

Autores

Cinthia Arteiro DE FARIA, Bruna Cappellano Casacchi , Rafael Guerra Cintra, Evelyn Yandira Machicado Quiroga, Marina Maia Cavalcanti, Raquel Paiva Arruda, Kleiton Rodolfo Silveira Rufino, Flavio Geraldes Alves, Rubens Wajnsztejn