16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: ALTERAÇAO DA MOVIMENTAÇAO OCULAR APOS EXPOSIÇAO PROLONGADA A VIDEO GAME E DISPOSITIVOS DIGITAIS.

Apresentação do Caso

LKS 7 anos, previamente hígido, iniciou tontura, cefaleia e tremor ocular, com prejuízo na visão. Apresentava também lacrimejamento, prurido e vermelhidão ocular. Os episódios de tremor ocular duravam cerca de 5 minutos, varias vezes ao dia, nem sempre com cefaleia, na maioria das vezes acompanhados de tontura e náusea. O tremor ocular era horizontal, de alta frequência e baixa amplitude, sem componente lento ou outras características especificas.
Paciente permanecia em media, 6 horas em aula virtual e 4 horas no tablet por dia. Alternava do computador para o tablet, sem descanso, jogando particularmente Geometry Dash, jogo no qual o objetivo é contornar obstáculos a uma velocidade cada vez maior, desencadeando nistagmo optocinético e movimentos sacadicos ininterruptamente.
Avaliações oftalmológica e neurológica, ressonâncias de encéfalo e orbitas, com angiorressonancia normais.
Após alguns dias a tontura se tornou mais rara, permanecendo apenas o tremor ocular, que também foi ficando mais esparso e com menor duração. Após 4 semanas sem exposição a telas os sinais e sintomas desapareceram.
Paciente retomou as aulas on-line, limitando uso de telas, nunca mais jogou Geometry Dash, permanecendo assintomático.

Discussão

A astenopia digital é o distúrbio visual mais comum associado ao uso prolongado de telas, e se caracteriza por olho seco, prurido, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, visão borrada, cefaleia e tontura .1 Rechichi C. et al, descreveu a síndrome do vídeo game, que incluí, não só sinais e sintomas de astenopia, mas impactos na estereopsia e acomodação, aumentando desvios e erros de refração.2 O uso de video game diariamente, em menores de 10 anos, causaria alterações nas vias sacadicas e em outras areas de um sistema visual plástico e em desenvolvimento.2
As alterações reportadas pelo nosso paciente ainda não foram descritas na literatura, abrindo a discussão para a possibilidade da inclusão de mais sintomas nas síndromes atualmente reconhecidas.

Comentários Finais

Vários estudos sobre o desenvolvimento e neuroplasticidade do cérebro infantil indicam que alterações função visual podem surgir naqueles que passam muito tempo jogando vídeo games, com e sem exposição prolongada a telas. 3 Questionamos a inclusão de mais uma queixa visual nesse grupo de patologias.
A prevalência de astenopia saltou de 19% para 50% em decorrência das aulas virtuais durante a pandemia, alertando para a urgência na elaboração de protocolos orientando o uso seguro de telas nesse contexto atual. 4,5

Referências (se houver)

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Área

Cefaleias e demais transtornos paroxísticos não epilépticos

Instituições

Clinica MedPrimus - São Paulo - Brasil

Autores

Silvana Kruger Frizzo, Clarissa Bueno