16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

APLICAÇAO DA LISTA DE SINTOMAS PEDIATRICOS EM ESCOLARES COM BAIXO RENDIMENTO ACADEMICO

Introdução

Instrumentos validados para triagem de problemas comportamentais e emocionais, apesar de não serem ferramentas de diagnóstico, possibilitam o levantamento de casos positivos para vários problemas de saúde mental da infância e adolescência. Escolares com baixo rendimento acadêmico têm maior probabilidade de apresentarem algum problema psicossocial ou emocional que corroboram para a baixa aquisição do conhecimento.

Objetivo

Aplicar a Lista de Sintomas Pediátricos (LSP) para avaliação de transtornos emocionais e psicossociais em crianças e adolescentes atendidos em um ambulatório de baixo rendimento acadêmico de um hospital universitário.

Métodos

Análise de prontuários com os resultados do questionário LSP de escolares atendidos em um ambulatório de baixo rendimento escolar de um hospital universitário. Para esta pesquisa a pontuação na LSP foi considerada positiva se maior ou igual a 28, situação na qual o escolar foi avaliado por um profissional de saúde mental.

Resultados

Foram atendidos no ambulatório 125 estudantes, 87 (70%) eram do sexo masculino e 38 (30%) do feminino. A idade variou entre 4 e 14 anos (média: 8,7 anos), a média do sexo feminino de 9 anos e do masculino de 8,6 anos. 17 (13,6%) pacientes não responderam o questionário ou foram desconsiderados por preenchimento incompleto. Entre os 108 escolares avaliados, a pontuação na LSP variou de 0 a 48 (média de 20,29 pontos), e 27 (25%) apresentaram positividade pelo questionário. Desse grupo, 19 (70%) eram do sexo masculino enquanto oito (30%) eram do feminino.

Conclusões

O uso do questionário LSP tem se mostrado uma ferramenta chave para o rastreamento de disfunções psicossociais e emocionais na infância e adolescência mundialmente. Os resultados da aplicação do questionário LSP mostrou alta porcentagem (25%) de positividade para problemas de saúde mental da infância e adolescência, resultado este bem além do encontrado na literatura. Esse valor representou a alta prevalência de distúrbios emocionais e comportamentais em escolares com prejuízo acadêmico. Além disso, grande parcela (70%) do grupo positivo ao questionário LSP era do sexo masculino, apresentando coerência com relação ao conhecimento médico atual que evidencia uma maior prevalência de doenças relacionadas a saúde mental em crianças e adolescentes de tal sexo.

Palavras Chave

Transtornos Mentais, Questionário, Criança, Adolescente, Desempenho Acadêmico

Referências (se houver)

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Área

Transtornos neuropsiquiátricos e distúrbios de aprendizagem

Instituições

Unioeste - Paraná - Brasil

Autores

Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes, Maíra Yamaguchi, João Victor Pereira de Sousa, Guilherme Fernandes Kula, Jennyfer Katheryne Klein Ottoni Guedes, Taísa Yamaguchi, Caroline Maria Braciak Reisdorfer, Gleice Fernanda Costa Pinto Gabriel, Marcos Antonio da Silva Cristovam