16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

Aplicação da Lista de Sintomas Pediátricos em crianças com asma

Introdução

A asma é uma doença crônica que acomete as vias aéreas e tem prevalência em torno de 20% em crianças e adolescentes no Brasil. Essa alta prevalência da doença na faixa etária pediátrica tem implicações importantes no que diz respeito à saúde pública, afeta a rotina familiar e a qualidade de vida dessas crianças e de seus cuidadores. Possuir uma doença crônica nessa faixa etária, além dos limites causados pela própria doença, aumenta a vulnerabilidade a danos emocionais, tais como transtornos mentais comuns.

Objetivo

Avaliar a prevalência de sintomas psicossociais e emocionais em crianças de 6 a 16 anos com diagnóstico clínico e/ou espirométrico de asma, por meio da aplicação da Lista de Sintomas Pediátricos (LSP) em crianças e adolescentes com asma para triagem de transtornos mentais.

Métodos

O questionário LSP foi aplicado aos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes de ambos os sexos, portadores de asma brônquica atendidas em dois ambulatórios de pneumologia pediátrica da rede pública. A LSP consiste em 35 itens que são pontuados conforme a frequência em que a situação proposta ocorre, sendo 0 para “nunca”, 1 para “às vezes” e 2 para “frequentemente”. O ponto de corte para esta pesquisa foi ≥ 28 pontos, situação na qual foi considerado positivo, e a criança ou adolescente teria indicação de ser avaliado por um profissional da saúde mental. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 4.637.484/2021.

Resultados

Foram respondidos 55 questionários LSP, destes, dois (3,6%) foram excluídos por preenchimento incompleto. Do total, 28 (53%) eram do sexo masculino e 25 (47%) do feminino. A idade variou de 6 a 16 anos. Dois (3,77%) apresentaram pontuação maior que 28, um do sexo feminino de 10 anos de idade e um do masculino, de 6 anos.

Conclusões

Houve baixa porcentagem de positividade na LSP, resultado este bem aquém do encontrado na literatura (32%), isto pode ser explicado pelo baixo número de participantes da pesquisa até o momento. O conhecimento sobre a associação entre asma e transtornos mentais na infância visa desenvolver ações voltadas para a prevenção de transtornos mentais comuns em crianças e adolescentes com asma. Esses achados reforçam a necessidade de atenção, por parte das equipes multidisciplinares, aos aspectos emocionais dos pacientes com asma.

Palavras Chave

asma brônquica, transtornos mentais, criança, adolescente, lista de sintomas pediátricos

Referências (se houver)

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Área

Transtornos neuropsiquiátricos e distúrbios de aprendizagem

Instituições

UNIOESTE - Paraná - Brasil

Autores

Bruna Diniz Neiva Giorgenon, Rafaela Dambros, Melissa Dornelles Carvalho, Fernanda Secchi de Lima, Carmem Denise Royer, Fernanda Bortolanza, Mafalda Lúcia Kuhn, Gleice Fernanda Costa PInto Gabriel, Marcos Antonio da Silva Cristovam