16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ASSOCIADA A VASCULITE MULTIFOCAL COM STATUS EPILEPTICUS CONVULSIVO E STATUS DISTONICO EM PACIENTE IMUNOCOMPETENTE

Apresentação do Caso

Paciente feminina, 3 anos, previamente hígida deu entrada na Unidade de Emergência de hospital terciário com quadro de Status Epilepticus Convulsivo (SEC) generalizado refratário com necessidade de infusão de Diazepam, Fenitoína, Fenobarbital e Midazolam, sendo este em infusão contínua, para cessar os eventos motores. Anteriormente à admissão, paciente iniciou com picos febris, cefaleia e nucalgia. Ao exame físico apresentava hemiparesia esquerda. Em investigação inicial a Tomografia Computadorizada de crânio com contraste mostrou hipodensidade nodular na topografia do núcleo caudado direito com edema vasogênico e desvio da linha, líquor com 108 células (90% linfomononuclear), hiperproteinorraquia (101 mg/dl), lactato 5,5 mmol/L, glicorraquia de 33 mg/dL. Dado ao quadro iniciou-se empiricamente com Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Dexametasona, pois paciente apresentava exames complementares sugestivos de Tuberculose do Sistema Nervoso Central (NeuroTB), além do dado que a mãe da paciente estava em tratamento de TB pulmonar. Após, os resultados de PCR virais negativos e TB-TRM positivo, confirmou-se o diagnóstico. Após redução do benzodiazepínico e extubação, a paciente evoluiu com manutenção do rebaixamento do nível de consciência, escapes de crise convulsiva, paralisia facial central direita, sinais de liberação piramidal em membros inferiores e postura distônica generalizada culminando em Status Distônico, este resolvido com progressão de Baclofeno, Biperideno, Gabapentina e Clonidina. Realizou Angioressonância Magnética com contraste que mostrou piora da lesão previamente descrita (expansão paradoxal do tuberculoma no núcleo caudado direito) além de áreas de isquemia decorrente de vasculite nos núcleos da base bilateralmente e território das artérias cerebrais anteriores. Cerca de 3 semanas após o início do tratamento a paciente evoluiu com melhora dos sintomas, incluindo controle das crises convulsivas e da distonia, e recebeu alta para seguimento ambulatorial e reabilitação.

Discussão

A incidência de TB no Brasil é de cerca de 70 mil novos casos por ano, sendo 20% com apresentação não pulmonar, com 5% desses: NeuroTB. Sabe-se que em paciente com NeuroTB 18% tem distúrbios de movimento (DM).

Comentários Finais

Apesar de adequadamente vacinada e sem história de imunodeficiência, a paciente desenvolveu quadro grave de neuroTB com múltiplas complicações. Assim, essa etiologia deve ser sempre levada em consideração e tratada prontamente dada a sua alta prevalência e morbidade.

Referências (se houver)

1. Alarcón F, Maldonado JC, Rivera JW. Movement disorders identified in patients with intracranial tuberculomas. Neurologia. 2011 Jul-Aug;26(6):343-50. English, Spanish. doi: 10.1016/j.nrl.2010.12.011. Epub 2011 Feb 22. PMID: 21345541.
2. Muzumdar D, Vedantam R, Chandrashekhar D. Tuberculosis of the central nervous system in children. Childs Nerv Syst. 2018 Oct;34(10):1925-1935. doi: 10.1007/s00381-018-3884-9. Epub 2018 Jul 5. PMID: 29978252.

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Negamos quaisquer conflitos de interesse

Área

Neuroinfecções

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Larissa de Almeida Isquierdo, Marcelo de Almeida Pinheiro, Rafaela Pichini de Oliveira, Maria Avanise Yumi Minami, Ana Paula de Andrade Hamad