16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

ACHADOS CLINICOS DE PACIENTES COM SINDROME ALCOOLICA FETAL ATENDIDOS EM UM HOSPITAL INFANTIL TERCIARIO DA REDE PUBLICA DO CEARA.

Introdução

A Síndrome Alcóolica Fetal (SAF) é um distúrbio causado pela exposição ao álcool no período gestacional. Os critérios de diagnóstico são: dismorfismos facial, restrição no crescimento intra-uterino e/ou pós-natal, alterações estruturais e/ou funcionais do sistema nervoso central (SNC) e exposição intra-uterina ao álcool. O diagnóstico da SAF é baseado em, pelo menos, três achados dos critérios de diagnóstico, sendo o melhor período para o diagnóstico entre 2-11 anos, visto que os dismorfismos faciais são mais evidentes e as disfunções típicas do SNC surgem precocemente.

Objetivo

Descrever o perfil dos pacientes com SAF atendidos no ambulatório de Genética de um Hospital Infantil terciário e público do Estado do Ceará.

Métodos

Quantitativo, descritivo, observacional e retrospectivo por meio da revisão de prontuários entre 2001-2020 em um hospital infantil terciário da rede pública do Ceará. Todos responsáveis pelos pacientes assinaram TCLE. O estudo foi aprovado no CEP local com o CAAE 78568717.0.0000.5042.

Resultados

Avaliamos 49 casos (F28; M21). A idade da primeira consulta variou entre 10 dias a 16 anos. Apenas em um caso havia consanguinidade. Em relação as condições maternas, 35/49 eram etilistas, 17/49 tabagistas e 15/49 usuárias de drogas ilícitas. Em relação as condições neonatais, 26/49 eram RNPT pequenos para a idade gestacional, 1 tinha extremo baixo peso, 2 tinham muito baixo peso e 17, baixo peso. Sobre os dismorfismos facial, 38/49 casos tinham os achados típicos. Sobre as alterações do SNC, de 41/49 casos tinham comprometimento neurológico, 9 apresentavam atraso escolar, 2 hiperatividade, 1 TDAH e 29 atraso do desenvolvimento neurológico.

Conclusões

A principal manifestação da SAF é a alteração neurológica. A SAF deve ser reconhecida pelos neuropediatras, contribuindo para o diagnóstico e tratamento precoce, além da prevenção a partir da educação em saúde.

Palavras Chave

Distúrbios do Espectro do Alcoolismo Fetal, Doenças e Anormalidades Neonatais, Anormalidades Induzidas por Drogas.

Referências (se houver)

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Sem conflito de interesse

Área

Neurogenética

Instituições

Centro Universitário Christus (Unichristus) - Ceará - Brasil, Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) - Ceará - Brasil

Autores

Manuella Mendonça da Silva, Giulia Saraiva Jordão, Luana de Oliveira Medeiros, Mariana Alves de Souza Vasconcelos, Thayane Holanda Gurjão , Vivian Maria Ribeiro Mota, Tamiris Carneiro Mariano, André Luiz Santos Pessoa, Erlane Marques Ribeiro