Dados do Trabalho
Título
ACHADOS CLINICOS DE PACIENTES COM SINDROME ALCOOLICA FETAL ATENDIDOS EM UM HOSPITAL INFANTIL TERCIARIO DA REDE PUBLICA DO CEARA.
Introdução
A Síndrome Alcóolica Fetal (SAF) é um distúrbio causado pela exposição ao álcool no período gestacional. Os critérios de diagnóstico são: dismorfismos facial, restrição no crescimento intra-uterino e/ou pós-natal, alterações estruturais e/ou funcionais do sistema nervoso central (SNC) e exposição intra-uterina ao álcool. O diagnóstico da SAF é baseado em, pelo menos, três achados dos critérios de diagnóstico, sendo o melhor período para o diagnóstico entre 2-11 anos, visto que os dismorfismos faciais são mais evidentes e as disfunções típicas do SNC surgem precocemente.
Objetivo
Descrever o perfil dos pacientes com SAF atendidos no ambulatório de Genética de um Hospital Infantil terciário e público do Estado do Ceará.
Métodos
Quantitativo, descritivo, observacional e retrospectivo por meio da revisão de prontuários entre 2001-2020 em um hospital infantil terciário da rede pública do Ceará. Todos responsáveis pelos pacientes assinaram TCLE. O estudo foi aprovado no CEP local com o CAAE 78568717.0.0000.5042.
Resultados
Avaliamos 49 casos (F28; M21). A idade da primeira consulta variou entre 10 dias a 16 anos. Apenas em um caso havia consanguinidade. Em relação as condições maternas, 35/49 eram etilistas, 17/49 tabagistas e 15/49 usuárias de drogas ilícitas. Em relação as condições neonatais, 26/49 eram RNPT pequenos para a idade gestacional, 1 tinha extremo baixo peso, 2 tinham muito baixo peso e 17, baixo peso. Sobre os dismorfismos facial, 38/49 casos tinham os achados típicos. Sobre as alterações do SNC, de 41/49 casos tinham comprometimento neurológico, 9 apresentavam atraso escolar, 2 hiperatividade, 1 TDAH e 29 atraso do desenvolvimento neurológico.
Conclusões
A principal manifestação da SAF é a alteração neurológica. A SAF deve ser reconhecida pelos neuropediatras, contribuindo para o diagnóstico e tratamento precoce, além da prevenção a partir da educação em saúde.
Palavras Chave
Distúrbios do Espectro do Alcoolismo Fetal, Doenças e Anormalidades Neonatais, Anormalidades Induzidas por Drogas.
Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores
Sem conflito de interesse
Área
Neurogenética
Instituições
Centro Universitário Christus (Unichristus) - Ceará - Brasil, Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) - Ceará - Brasil
Autores
Manuella Mendonça da Silva, Giulia Saraiva Jordão, Luana de Oliveira Medeiros, Mariana Alves de Souza Vasconcelos, Thayane Holanda Gurjão , Vivian Maria Ribeiro Mota, Tamiris Carneiro Mariano, André Luiz Santos Pessoa, Erlane Marques Ribeiro