16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

TRIAGEM PARA DISTÚRBIOS EMOCIONAIS E PSICOSSOCIAIS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1

Introdução

O Diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma endocrinopatia crônica que provoca mudanças na vida do paciente, pais e na organização familiar, sendo assim, torna-se necessário avaliar a presença de alterações psicossociais e emocionais que possam prejudicar o desenvolvimento cognitivo, social e comportamental desses indivíduos. Métodos de triagem são necessários, a fim de selecionar os pacientes que necessitam avaliação por profissionais da saúde mental.

Objetivo

Aplicar o questionário Lista de Sintomas Pediátricos (LSP) em pacientes com DM1 para triagem de problemas emocionais e psicossociais.

Métodos

O questionário LSP foi aplicado aos pais de pacientes portadores de DM1 durante a consulta com endocrinologista pediatra, . A LSP consiste em 35 itens que são pontuados conforme a frequência em que a situação proposta ocorre, sendo 0 para “nunca”, 1 para “às vezes” e 2 para “frequentemente”. O ponto de corte nesta pesquisa foi ≥ 28 pontos, situação na qual foi considerado positivo, e a criança teria indicação de ser avaliado por um profissional da saúde mental. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 4.046.840/2020.

Resultados

Foram avaliados 31 pacientes. Destes, 16 (51,6%) eram meninos e 15 (48,3%) meninas. A idade variou de 6 a 16 anos (média: 10,7 anos). O tempo médio de doença, do diagnóstico à entrevista, foi de 3,9 anos (mínimo: um mês e máximo: 8,5 anos).
O resultado da LSP foi positivo em três (9,6%) adolescentes: caso 1: feminino, 10 anos, diagnóstico há oito meses, pontuação: 30. Caso 2: masculino, 11 anos, diagnóstico há seis meses, pontuação: 31. Caso 3: masculino, 12 anos, diagnóstico há 12 meses, pontuação: 31.

Conclusões

Transtornos mentais têm se tornado mais prevalentes em todas as faixas etárias, incluindo a pediátrica. A presença de doença crônica pode ser um desencadeador precoce de doenças psíquicas, devendo-se, portanto, aumentar a vigilância e estabelecer métodos de rastreio nessa população. Houve alta porcentagem de pacientes necessitando de avaliação por profissional de saúde mental, principalmente no início da adolescência, período conhecido por suas alterações hormonais e comportamentais que, associadas a presença de DM1, pode se tornar mais desafiadora e causar alterações que comprometam o desenvolvimento emocional.
A LSP é uma alternativa como instrumento de triagem para crianças e adolescentes com DM1, de fácil aplicação e com potencial para identificar pacientes em risco emocional e psicossocial.

Palavras Chave

Lista de sintomas pediátricos, criança, adolescente, diabetes mellitus, transtornos mentais

Referências (se houver)

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Área

Transtornos neuropsiquiátricos e distúrbios de aprendizagem

Instituições

UNIOESTE - Paraná - Brasil

Autores

Fernanda Secchi de Lima, Bruna Diniz Neiva Giorgenon, Nadia Bertechini Soler Lopes, Rafaela Marcos Dambros, Samara Vilela da Mata Nunes, João Paulo Silva Leite, Giovani Bruno Bioni, Fabiano Sandrini, Marcos Antonio da Silva Cristovam