16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

COMPLICAÇOES NEUROLOGICAS RELACIONADAS A COVID 19: DOIS RELATOS DE CASO.

Apresentação do Caso

Caso 1:
Paciente, 8 anos, internada por síndrome inflamatória multissistêmica relacionada à covid 19 (MISC). Realizou imunoglobulina 75g por 5 dias. Evoluiu com rebaixamento do nível de consciência e crise epiléptica. Ressonância magnética (RM) de crânio com áreas de necrose laminar cortical e captação de contraste nos lobos frontal, parietal e occiptal esquerdos, marcada deposição de hemossiderina. Múltiplos focos confluentes de baixo sinal do SWI por microhemorragias no parênquima supra e infratentorial, predominando no esplênio do corpo caloso. Tratada com metilprednisolona 30mg/kg/dia por 5 dias e iniciado anticoagulação em dose terapêutica. Atualmente em melhora da memória e linguagem e hemiparesia a direita, deambulando sem apoio.
Caso 2:
Paciente, 14 anos, iniciou febre e diminuição do paladar evoluindo após 14 dias com afasia, hemiparesia completa desproporcionada de predomínio faciobraquial a direita, paresia facial do segmento superior e inferior da face a direita, assimetria de elevação do palato a direita. PCR positivo para covid 19. Realizou angioressonância de crânio e cervical com área de isquemia em território de artéria cerebral média esquerda e achados sugestivos de vasculite relacionada à covid 19. Iniciado Metilprednisolona 1g/dia e Imunoglobulina 0,4g/kg/dia por 5 dias e AAS 100mg com resolução dos sintomas relacionados a circulação posterior do SNC e melhora progressiva dos demais sintomas.

Discussão

A covid 19 pode complicar na faixa pediátrica como na MISC. Complicações neurológicas da MISC descritas foram crises epilépticas, alteração do nível de consciência, encefalite, doenças desmielinizantes, meningite asséptica, encefalopatia, disartria, disfagia, ataxia cerebelar, neuropatia periférica, hipertensão intracraniana. Insultos neurológicos na covid 19 podem ser centrais e periféricos de etiologia vascular, desmielinizante, epiléptica. A fisiopatologia é por ação direta do vírus que se liga no receptor da enzima conversora de angiotensina do endotélio vascular cerebral e/ou indireta por resposta inflamatória no sistema nervoso.
Os estudos apontam tratamentos de suporte e direcionado para a doença neurológica, para as comorbidades além dos protocolos para MISC, como corticoterapia, imunoglobulina, anticoagulação.

Comentários Finais

É importante reconhecer as complicações neurológicas da covid 19 na faixa pediátrica, visto que os sintomas respiratórios são mais leves, porém o tratamento das complicações pode mudar o prognóstico da doença.

Referências (se houver)

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Não há conflitos de interesse

Área

Neuroinfecções

Instituições

Hospital da Criança de Brasília (HCB) José de Alencar - Distrito Federal - Brasil

Autores

Ana Lidia de Melo Alcântara Silva, Ada Maria Farias Sousa Borges, Janaína Monteiro Chaves, Natália Spinola Costa da Cunha, Renata Brasileiro Reis Pereira, Maria Olívia Fernandes de Lima Carneiro de Moraes, Diógenes Diego de Carvalho Bispo, Cássio Lemos Jovem