Dados do Trabalho
Título
Aplicação da Escala de Conners-versão de Rosa Neto em crianças com baixo rendimento acadêmico
Introdução
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio diagnosticado na infância e se caracteriza pela desatenção, impulsividade e excessiva atividade motora, o que traz prejuízos ao desenvolvimento neurocognitivo dessas crianças. Dessa forma, é um problema que requer atenção e cuidados, sendo indispensável a triagem por profissionais capacitados para o diagnóstico precoce e seu tratamento. Uma das formas de triagem diagnóstica é a utilização da Escala de Conners respondida pelos pais ou responsáveis.
Objetivo
Aplicar a Escala de Conners-versão brasileira de Francisco Rosa Neto para triagem de TDAH em crianças com baixo rendimento acadêmico.
Métodos
Foi aplicado a Escala de Conners-versão brasileira de Francisco Rosa Neto, em escolares com baixo rendimento acadêmico em um hospital universitário. Para esta pesquisa foram utilizados os seguintes pontos de corte da escala: Hiperatividade/Impulsividade: 10; Déficit de Atenção: 10; Transtorno de Conduta: 11; Hiperatividade + Déficit de Atenção: 18; TDAH Global: 30.
Resultados
Foram avaliados 123 prontuários, dos quais, 23 tinham preenchimento completo da Escala de Conners, destes, 12 (57,14%) eram do sexo masculino e nove (42,86%) do feminino. A idade variou entre seis e 13 anos, com média de oito anos. Quanto a escolaridade, variou entre 1º e 8º anos do ensino fundamental, sendo o 3º ano o predominante. Em relação ao diagnóstico, seis (28,5%) pontuaram para hiperatividade/impulsividade, sendo cinco meninos e uma menina. 15 (71,25%) pontuaram em déficit de atenção, sendo oito pacientes do sexo masculino e sete do feminino; nove (42,75%) pontuaram para transtorno de conduta - seis meninos e três meninas. 15 (71,25%) pontuaram para hiperatividade + déficit de atenção, sendo oito meninos e sete meninas. Desses, cinco (23,75%) pontuaram exclusivamente nessa categoria, sendo dois meninos e três meninas. 10 (47,5%) pontuaram para TDAH global, sendo seis meninos e quatro meninas. Ademais, apenas um (4,75%) pontuou somente para transtorno de conduta, sendo ele masculino e apenas um (4,75%) pontuou somente para déficit de atenção, sendo uma menina. Entre os escolares, quatro (19%) não pontuaram para nenhum transtorno, sendo três do sexo masculino e um do feminino.
Conclusões
Na amostra, observou-se a predominância dos transtornos de déficit de atenção e hiperatividade com déficit de atenção, seguido de TDAH global. Houve predomínio do sexo masculino tal como mostrado na literatura.
Palavras Chave
Hiperatividade, desatenção, escolar, baixo rendimento acadêmico
Área
Transtornos neuropsiquiátricos e distúrbios de aprendizagem
Instituições
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
ANDRÉ CURIOLETTI PEREIRA, ANDRESSA NAOMY TAMURA, ALUISIO MARTINS JUNIOR, FELIPE CARPENEDO , Vanusa Rodrigues de Magalhães, Mariana Speck Matos, Caroline Maria Braciak Reisdorfer, Fernanda Secchi de Lima, Marcos Antonio da Silva Cristovam