16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

Aplicação da Escala de Conners-versão de Rosa Neto em crianças com baixo rendimento acadêmico

Introdução

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio diagnosticado na infância e se caracteriza pela desatenção, impulsividade e excessiva atividade motora, o que traz prejuízos ao desenvolvimento neurocognitivo dessas crianças. Dessa forma, é um problema que requer atenção e cuidados, sendo indispensável a triagem por profissionais capacitados para o diagnóstico precoce e seu tratamento. Uma das formas de triagem diagnóstica é a utilização da Escala de Conners respondida pelos pais ou responsáveis.

Objetivo

Aplicar a Escala de Conners-versão brasileira de Francisco Rosa Neto para triagem de TDAH em crianças com baixo rendimento acadêmico.

Métodos

Foi aplicado a Escala de Conners-versão brasileira de Francisco Rosa Neto, em escolares com baixo rendimento acadêmico em um hospital universitário. Para esta pesquisa foram utilizados os seguintes pontos de corte da escala: Hiperatividade/Impulsividade: 10; Déficit de Atenção: 10; Transtorno de Conduta: 11; Hiperatividade + Déficit de Atenção: 18; TDAH Global: 30.

Resultados

Foram avaliados 123 prontuários, dos quais, 23 tinham preenchimento completo da Escala de Conners, destes, 12 (57,14%) eram do sexo masculino e nove (42,86%) do feminino. A idade variou entre seis e 13 anos, com média de oito anos. Quanto a escolaridade, variou entre 1º e 8º anos do ensino fundamental, sendo o 3º ano o predominante. Em relação ao diagnóstico, seis (28,5%) pontuaram para hiperatividade/impulsividade, sendo cinco meninos e uma menina. 15 (71,25%) pontuaram em déficit de atenção, sendo oito pacientes do sexo masculino e sete do feminino; nove (42,75%) pontuaram para transtorno de conduta - seis meninos e três meninas. 15 (71,25%) pontuaram para hiperatividade + déficit de atenção, sendo oito meninos e sete meninas. Desses, cinco (23,75%) pontuaram exclusivamente nessa categoria, sendo dois meninos e três meninas. 10 (47,5%) pontuaram para TDAH global, sendo seis meninos e quatro meninas. Ademais, apenas um (4,75%) pontuou somente para transtorno de conduta, sendo ele masculino e apenas um (4,75%) pontuou somente para déficit de atenção, sendo uma menina. Entre os escolares, quatro (19%) não pontuaram para nenhum transtorno, sendo três do sexo masculino e um do feminino.

Conclusões

Na amostra, observou-se a predominância dos transtornos de déficit de atenção e hiperatividade com déficit de atenção, seguido de TDAH global. Houve predomínio do sexo masculino tal como mostrado na literatura.

Palavras Chave

Hiperatividade, desatenção, escolar, baixo rendimento acadêmico

Referências (se houver)

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Área

Transtornos neuropsiquiátricos e distúrbios de aprendizagem

Instituições

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

ANDRÉ CURIOLETTI PEREIRA, ANDRESSA NAOMY TAMURA, ALUISIO MARTINS JUNIOR, FELIPE CARPENEDO , Vanusa Rodrigues de Magalhães, Mariana Speck Matos, Caroline Maria Braciak Reisdorfer, Fernanda Secchi de Lima, Marcos Antonio da Silva Cristovam