16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

DISTURBIOS DO MOVIMENTO RELACIONADOS AO SONO: JACTATIO CAPITIS NOCTURNA

Apresentação do Caso

Relatamos caso de paciente do sexo masculino, com 4 anos de idade, nascido de parto vaginal termo, sem intercorrências no período pré-natal e periparto. Não há atraso do desenvolvimento neuropsicomotor ou alteração do exame neurológico. Paciente iniciou com 1 ano de idade quadro de balanço repetitivo e rítmico de seguimento cefálico durante o sono. Inicialmente ocorria de forma esporádica, mas nos últimos meses vem apresentando movimentos diariamente. Os eventos ocorrem em média quatro vezes por noite, inicia-se em média após 1 hora do início do sono, tem duração variável (até 5 minutos) e paciente não acorda após. Genitora refere que podem ocorrer também durante os cochilos diurnos mais demorados e surgem independentemente da posição em que paciente dorme. Na maioria das vezes é caracterizado por movimentos de bater região frontal na superfície e outras vezes movimentos laterais da cabeça. Realizou investigação com eletroencefalograma que evidenciou discreta desorganização difusa do ritmo de base. Sem paroxismos epileptiformes ou atividade periódica. Também realizou ressonância de crânio, sem achados patológicos. Diante do quadro, diagnóstico mais provável é de Jactatio Capitis.

Discussão

Movimentos ou comportamentos anormais podem ser observados em uma variedade de distúrbios do sono, incluindo distúrbios respiratórios, parassonias e epilepsia relacionada ao sono. O distúrbio rítmico do movimento, também conhecido como Jactatio Capitis Nocturna, manifesta-se por movimentos rítmicos da cabeça ou do tronco, executados pela criança ao adormecer. Tipicamente inicia-se antes de 1 ano de idade e raramente se mantém até a adolescência ou idade adulta. Pode ocorrer em qualquer estágio do sono, incluindo o sono REM e também nas transições da vigília para o sono. Uma história completa é adequada na maioria dos casos para caracterizar eventos noturnos e estabelecer um diagnóstico. As gravações de eventos clínicos representativos com uma câmera de vídeo doméstica ou smartphone podem fornecer informações úteis.Em alguns casos, é necessária avaliação diagnóstica adicional, como eletroencefalografia (EEG) ou EEG / monitoramento de vídeo prolongado.

Comentários Finais

O Jactatio Capitis Nocturna é um distúrbio do movimento relacionado ao sono incomum e autolimitado, raramente persiste após o segundo ano de vida. Geralmente são de leve intensidade, mas, quando vigorosos, afligem os que os assistem e exigem cuidados de proteção à criança como forrar as laterais do berço com espuma de látex.

Referências (se houver)

Academia Americana de Medicina do Sono. Classificação Internacional de Distúrbios do Sono, 3ª ed, Academia Americana de Medicina do Sono, Darien, IL 2014.

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Não

Área

Transtornos do sono

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO OSWALDO CRUZ - Pernambuco - Brasil

Autores

JEDDSON RÊGO NASCIMENTO, Rafaela Vasconcelos Viana, Maria Durce Costa Gomes, Maria Eduarda Melo Pires Ferreira Santana, Vanessa Asfura Pinto Ribeiro, Hellyson Phyllipe Firmino Cavalcanti