16º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA INFANTIL

Dados do Trabalho


Título

HELPLEPTIC: A SOLUÇAO MOBILE PARA O PACIENTE EPILEPTICO

Introdução

O paciente epiléptico é estigmatizado pela sociedade em decorrência das suas crises, além de possuir alta dependência, o que prejudica sua qualidade de vida. Uma solução mobile completa é capaz de dar o suporte necessário a ele, assim, foi desenvolvido o Helpleptic. Aplicativos com objetivo semelhante já foram desenvolvidos, porém, ao comparar suas ferramentas evidenciou-se as vantagens e desvantagens de cada software.

Objetivo

Objetivou-se realizar um protótipo tecnológico capaz de diminuir o tempo de socorro em crise convulsiva, de facilitar a comunicação entre médico, paciente e auxiliar, de favorecer o monitoramento dos sintomas predisponentes das crises e de garantir maior autonomia ao seu usuário, evidenciando um meio de ampla acessibilidade e fácil manuseio para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Métodos

Foram selecionados os artigos mais relevantes retirados das bases de dados Scielo, Cochrane, Pubmed e The Lancet entre os anos de 2000 e 2020, e utilizou-se o App Inventor (MIT) para o desenvolvimento do protótipo da solução mobile.

Resultados

O aplicativo desenvolvido possibilita a abordagem mais completa ao epiléptico, favorece o acionamento dos contatos de emergência do paciente e SAMU no momento mais oportuno, detecta as crises antes de sua ocorrência, indica ao auxiliar o local em que o epiléptico se encontra e o procedimento correto a ser realizado durante uma crise, permite o acompanhamento da evolução da doença, o controle de medicamentos e o relatório das crises do paciente. Todas as informações sobre o quadro epiléptico são acessíveis por aqueles envolvidos na rede de cuidado do paciente somente com o uso de um smartphone.

Conclusões

Nesse sentido, o Helpleptic engloba todos os quesitos necessários para o auxílio e manejo da qualidade de vida e bem estar do paciente epiléptico.

Palavras Chave

Epilepsia; Crises Epilépticas; Aplicativo e Inovação em Saúde; Auxiliar; SAMU.

Referências (se houver)

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

Área

Epilepsias

Instituições

UniBH - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rafaela Rossi Rocha, Bernardo Campos Mascarenhas Aguiar, Daniela Ruella Carvalho, Georgia de Souza Nascimento Bueno, Juliana Luísa Lage Quintão, Letícia Procópio Faria, Mércia Gabriele Menezes Barra, Nathália Sbampato Mól Bessa, Olívia Maria Souza Mendes