Bienal das Rodovias 2024

Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇAO DE RECLAIMED ASPHALT PAVEMENT E PLASTICO RECICLADO EM MISTURAS ASFALTICAS SUSTENTAVEIS

RESUMO

A utilização de materiais reciclados nas rodovias brasileiras ainda é escassa. O próprio Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) proveniente da rodovia e que é um material nobre, ainda é pouco explorado. O objetivo deste trabalho é demonstrar o benefício da utilização de materiais reciclados tanto o RAP, como outros materiais reciclados, como é o caso do plástico pós consumo, na elaboração de misturas sustentáveis e resistentes quanto aos dois principais defeitos do pavimento, a deformação permanente e ao dano por fadiga. Para isto foram realizados ensaios laboratoriais em três misturas asfálticas, duas misturas com o cimento asfáltico de petróleo (CAP) 30/45 e outra com CAP modificado pela adição de plástico. A primeira mistura com CAP 30/45 foi utilizada como referência, dosada com agregados virgens (CA 1). A segunda mistura foi dosada com CAP 30/45 e foi adicionado 30% de RAP (CA 2), e a terceira mistura foi dosada com CAP modificado por plástico e foi adicionado 30% de RAP (CA 3). Para análise das misturas foram realizados ensaios de Módulo Dinâmico (MD), Stress Sweep Rutting (SSR), Fadiga Tração Compressão (FTC) e os resultados destes ensaios foram utilizados para alimentar o software FlexPaveTM. A incorporação do RAP nas misturas melhorou o desempenho tanto da mistura com CAP 30/45 quanto da mistura com CAP modificado. No caso da mistura CA 3 foi observado um grande benefício no desempenho a deformação permanente e na análise ao dano por fadiga, provando que misturas sustentáveis podem ser resistentes e eficientes.

PALAVRAS CHAVES

Sustentabilidade; RAP; Plástico reciclado; Misturas asfálticas.

Arquivos

Área

Técnicas de engenharia para resiliência das infraestruturas

Autores

LARISSA MONTAGNER DE BARROS, EMERSON RODRIGUES MACIEL