Dados do Trabalho
Título
SISTEMA TELEMEDICO INTEGRADO PARA DIAGNOSTICO PRECOCE NAO-INVASIVO DE DISFUNÇAO ENDOTELIAL COM FOCO ESPECIFICO EM PACIENTES DIABETICOS
Apresentação do Caso
O objetivo deste artigo é informar sobre os resultados de um novo programa integrativo desenvolvido para a detecção precoce dos principais fatores de risco cardiovasculares e cardiometabólicos, tanto em cidades quanto em áreas rurais, com foco específico na perfusão dos membros inferiores e na correspondente maior chance de os pacientes reverterem os processos patológicos a tempo. O programa consiste no diagnóstico preventivo, no monitoramento e no apoio à adesão à terapia dos pacientes em seu ambiente natural. O programa também representa um novo modelo de cooperação entre provedores de serviços de saúde de áreas municipais e rurais, empresas que operam com telemedicina e provedores de financiamento. Esse programa é o resultado de uma pesquisa conjunta e da implementação seguinte, realizada com o apoio do Vienna Point a.s. - Science and Technology Park e, principalmente, de seu programa de incubação voltado para a telemedicina.
A sustentabilidade de longo prazo como um dos principais objetivos foi alcançada e os parâmetros econômicos básicos também são discutidos.
Discussão
A detecção precoce de indicadores de fluxo arterial alterados ajudará na prevenção de doenças cardiovasculares e evitará a incapacidade física devido à perda prematura de membros por meio da introdução precoce de intervenções de tratamento. Os pacientes com valores alterados da perfusão periférica detectados durante o programa têm mais chances de melhorar e reverter os processos patológicos correspondentes. Isso pode ser especialmente valioso quando aplicado a áreas carentes do mundo, onde, por motivos óbvios, não há instalações especializadas em avaliação vascular disponíveis.
Conclusão
Por meio da aplicação de um método de pletismografia arterial auxiliado por computador, de baixo custo e fácil de usar, a doença vascular pré-clínica pode ser antecipada para uma população que vive em áreas remotas, alertando para a necessidade de diagnóstico complementar imediato e terapia eficaz. Espera-se que os benefícios individuais e sociais sejam confirmados por meio da avaliação de longo prazo dessa estratégia, merecendo sua aplicação em um cenário maior de pacientes. Durante o programa, também foram identificadas várias terapias não invasivas e microinvasivas que podem ser usadas em áreas rurais com o objetivo de garantir um nível de atendimento comparável ao dos principais centros de saúde.
Referências
Onda de Pulso em diagnostico da doença isquemica de membros inferiores. Oliva I., Roztocil K., Aivicenum, Praga (1982).
DIABETIC FOOT SYNDROME OF ISCHAEMIC AETIOLOGY AND AN EFFICACY OF ALPROSTADIL TREATMENT. Pithova P., Medicina Interna para praxe, Praga (2004).
OLIVA-ROZTOCIL INDEX, SPECIFIC PARAMETER OF VASCULAR DAMAGE IN WOMEN SUFFERING FROM DIABETES MELLITUS. Oliva I., Roztocil K., Atherosclerosis 263 (2017).
Correlação entre ITB e deslocamento progressivo – Cunha-Filho IT et al., J Vasc Bras, Vol. 6, Nº 4 (2007).
Área
Geral
Autores
Martin Petrlik, Jiri Matuska, Tomas Bohrn