XVI Encontro de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Conesul e Cela 2024 (Sociedade Latino-Americana de Cirurgiões Endovasculares)

Dados do Trabalho


Título

FLEGMASIA CERULEA EM PACIENTE GRAVE COM MELHORA AO TRATAMENTO CLINICO

Apresentação do Caso

Flegmasia cerulea dolens é uma doença rara que ocorre por complicações de uma oclusão venosa e caracteriza-se por cianose acentuada , edema e dor intensa. Metade dos casos pode evoluir para gangrena do membro com posterior perda do mesmo. Apresentamos o caso de uma mulher de 48 anos que foi admitida em urgência com dor abdominal intensa e posteriormente apresentou alteração sensorial e cianose acentuada em todo membro inferior esquerdo. Foi feito o diagnóstico de anemia aguda grave em paciente com doença de crohn e flegmasia cerulea dolens, apoiado pelos resultados do exame físico e do ultrassonografia Doppler . Foram realizadas medidas clínicas e iniciada enoxaparina com posterior recuperação, alta e acompanhamento ambulatorial

Discussão

A Flegmasia é uma condição incomum, que necessita de um diagnostico e manejo precoce. Um de seus pilares é o uso de anticoagulação. Neste caso, a paciente apresentava anemia grave, com entrada no hospital com hemoglobina de 1,8 g/dL e hematócrito de 6,7%, com uma série de transfusões até que na data da ocasião do diagnóstico de Flegmasia Cerulea apresentava niveis de hemoglobina acima de 7 g/dL. Seu histórico de doenças fez com que a decisão do uso de anticoagulação fosse cautelosa, mas que juntamente com a elevação imediata do membro fossem eficaz para melhora do sintomas.

Conclusão

A Flegmasia cerulea possui capacidade de progredir rapidamente para necrose tecidual, gangrena venosa e frequentemente evolução com perda de membros e até óbito. A necessidade de intervenção cirurgia não é rara. Por isso, apesar de clinicamente, por um profissional bem capacitado, ser reconhecida facilmente e confirmada com exame de fácil acesso, é um diagnóstico raro e sua identificação precoce é essencial para um desfecho favorável. Repetidamente ela acomete paciente críticos, o que torna seu manejo ainda mais desafiador.

Referências

Ref: Gardella L, Faulk J. Phlegmasia Alba and Cerulea Dolens. 2022 Oct 3. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan–. PMID: 33085284.

Área

Geral

Autores

GIOVANNA SERRATO DOS SANTOS, ANDRIELI PITOL, LUCIANO RODRIGUES SCHMIDT, BRUNO COELHO PEREIRA, GILBERTO DO NASCIMENTO GALEGO, PIERRE GALVAGNI SILVEIRA