Conami 2021

Notícias


22/11/2019 00:00:00 Transformação digital e o mercado imobiliário por Fernando Amorim Willrich, presidente do Secovi Florianópolis (SC)

Como sua empresa estará daqui 10 ou 20 anos? O seu modelo de negócio atual vai continuar existindo? Você continuará tendo o mesmo resultado? Os mesmos clientes?

O cenário de transformação digital faz estes questionamentos aos empresários de todos os mercados e que por sua vez, nos trazem outras perguntas, como:  devo mergulhar numa nova tecnologia ou novo modelo de negócio agora? Devo aguardar? Quais os riscos de perder o timming ou dificuldades de entrar muito cedo no processo?

O momento que o empresário do setor imobiliário vive é chamado pelo premiado Prof. Helmut Krcmar da Universidade de Tecnologia de Munique de Dilema Zone, no qual o novo modelo em ascensão escala rapidamente o mercado e nos traz um horizonte de superação do modelo existente que tende ao declínio (mas não necessariamente desaparecimento). Para os incrédulos Professor Krcmar relembra: a transformação digital é inevitável, irreversível e incrivelmente rápida!

Num cenário brasileiro de impressionante migração da população para as áreas urbanas (mais de 84% hoje vs. menos de 36% em 1950), somado ao fenômeno dos millenials, que no Brasil já compõem a maior parte da população brasileira: são 34% da população total, e representam 50% da força de trabalho e que se caracterizam como consumidores hiperconectados, reduzindo o tempo de adoção de novas tecnologias pela população, simplesmente fechar os olhos não parece a decisão empresarial mais acertada.

Vale lembrar ainda que a decisão de acreditar e investir em tecnologia de curto prazo que pode trazer agilidade de processos, maior eficiência e ganhos de produtividade mas precisam estar em harmonia com iniciativas de longo prazo, para que o negócio seja relevante no futuro e garanta capacidade de inovação do negócio.

O fenômeno da transformação digital não é tão somente sobre adoção de uma nova tecnologia, mas sobre as empresas poderem efetivamente transformar seus modelos de negócios existentes e criar novas oportunidades rentáveis.

O 20º CONAMI – Congresso Nacional do Mercado Imobiliário tem este desafio, de apresentar cenários, instigar o empresário, promover o desafio de forma mais concreta, contribuir para o sucesso da transformação e fazer com que as empresas de ontem e hoje sejam as empresas de amanhã.

 

Fernando Amorim Willrich, Presidente do Secovi Florianópolis SC