60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica

Dados do Trabalho


Título

RECONSTRUÇAO DE PALATO E ASSOALHO NASAL COM UTILIZAÇAO DE RETALHO MICROCIRURGICO ANTIBRAQUIAL (RETALHO CHINES): RELATO DE UM CASO OPERADO NO SERVIÇO DE CIRURGIA PLASTICA DO HOSPITAL GERAL DE GOIANIA – HGG, EM 2023

Resumo

AS PERDAS PROVOCCADAS POR TUMORES, INFECÇÕES E TRAUMAS PODEM CAUSAR GRANDE DEFORMAÇÃO NO TERÇO MEDIO DA FACE , COMO EM PALATO E NARIZ . O RETALHO ANTIBRAQUIAL É BASTANTE ADEQUADO PARA A RECONSTRUÇÃO NESSES CASOS , SENDO FINO, MALEÁVEL E COM UM PEDÍCULO LONGO, TRANSPONÍVEL DA FACE AO PESCOÇO COM CERTA TRANQUILIDADE .NESSE TRABALHO APRESENTAMOS UM CASO DE RECONSTRUÇÃO DE PALATO E NARIZ ,COM RETALHO MICROCIRÚRGICO ANTIBRAQUIAL , EM UMA PACIENTE DE 32 ANOS , EX USUÁRIA DE COCAÍNA POR 10 ANOS , QUE EVOLUIU COM DESTRUIÇÃO DE TODO PALATO E ESTRUTURAS DA BASE NASAL E CARTILAGENS ALARES.O RESULTADO SE MOSTROU SATISFATÓRIO COM A PACIENTE APRESENTANDO MELHORA FUNCIONAL ,NA DEGLUTIÇÃO , NA FALA E RESPIRAÇÃO , COMO TAMBEM NA RESTAURAÇÃO ESTETICA DO TERÇO MEDIO DA FACE .CHEGANDO -SE A CONCLUSAO QUE ESSE RETALHO PODE SIM SER UTILIZADO PARA RECONSTRUÇÃO NESSES CASOS

Introdução

O PALATO PARTICIPA DE VARIAS FUNÇÕES COMO A FALA, A DEGLUTIÇÃO E A MASTIGAÇÃO, O NARIZ TEM GRANDE IMPORTÂNCIA ESTÉTICA E PARA A RESPIRAÇÃO. AS PERDAS PROVOCADAS POR TUMORES, INFECÇÕES OU TRAUMAS PODEM CAUSAR GRANDE DESTRUIÇÃO, NECESSITANDO DE CIRURGIAS REPARADORAS COMPLEXAS.
COM OS AVANÇOS NAS TRANSFERÊNCIAS DE TECIDO, PARTICULARMENTE NOS TRANSPLANTES MICROCIRÚRGICOS, AUMENTARAM CONSIDERAVELMENTE AS OPÇÕES RECONSTRUTIVAS. AS ESCOLHAS DEVEM SER ADAPTADAS ÀS NECESSIDADES ÓSSEAS E DOS TECIDOS MOLES DE CADA DEFEITO ESPECÍFICO, SENDO O TRANSPLANTE MICROCIRÚRGICO A MELHOR OPÇÃO NA MAIORIA DOS CASOS( 1,2,3), POR OFERECER TECIDO RICAMENTE VASCULARIZADO PARA PREENCHIMENTO, SUPORTE E ISOLAMENTO DAS ESTRUTURAS ÓSSEAS, PREVENINDO, DESSE MODO, COMPLICAÇÕES DE ALTA MORBIMORTALIDADE
PARA QUE TAIS RECONSTRUÇÕES TENHAM SUCESSO, HÁ DIVERSAS VARIÁVEIS A SEREM LEVADAS EM CONTA. FAZ-SE NECESSÁRIO UMA EQUIPE TREINADA, UMA EQUIPE ANESTÉSICA QUE SAIBA MANTER PARÂMETROS HEMODINÂMICOS ESTÁVEIS PARA PERMITIR FLUXO ADEQUADO ATRAVÉS DA ANASTOMOSE, SELEÇÃO DE PACIENTES COM RISCO CIRÚRGICO CONTROLADO, MANEJO PÓS-OPERATÓRIO EFETIVO NA MONITORAÇÃO, PREVENÇÃO E MANEJO DE SITUAÇÕES QUE LEVEM A INSUCESSO E AGILIDADE NA REINTERVENÇÃO, QUANDO ASSIM FOR NECESSÁRIO
O RETALHO ANTERO BRAQUIAL (CHINÊS), QUE TEVE SUA ORIGEM EM ESTUDOS ANATÔMICOS POR FAN ET AL., NO SHENYANNG MILITARY HOSPITAL, NA CHINA, EM 1978 E BASEIA-SE NA ARTÉRIA RADIAL E NOS RAMOS PERTURANTES FASCIOCUTÂNEOS( 4). SEU TERRITÓRIO ESTENDE-SE DO TERÇO INFERIOR DA REGIÃO ANTERIOR DO BRAÇO À LINHA DE FLEXÃO DO PUNHO. DISTALMENTE, SUA LARGURA ESTENDE-SE DO TENDÃO DO MÚSCULO EXTENSOR LONGO DO POLEGAR AO TENDÃO DO MÚSCULO EXTENSOR ULNAR DO CARPO; PROXIMALMENTE, ESTENDE-SE DO EPICÔNDILO LATERAL AO MEDIAL DO ÚMERO. POSSUI GRANDE UTILIDADE PARA COBERTURAS DO TERÇO MÉDIO DA FACE( 5,6)

Objetivo

O PROPÓSITO DESTE ESTUDO É RELATAR À COMUNIDADE CIENTÍFICA UM CASO OPERADO EM NOSSO SERVIÇO, DE RECONSTRUÇÃO DE PALATO E ASSOALHO NASAL, COM UTILIZAÇÃO DE RETALHO MICROCIRÚRGICO ANTIBRAQUIAL (RETALHO CHINÊS), QUE EVOLUIU COM RESULTADO PÓS OPERATÓRIO SATISFATÓRIO , DE MODO A MOSTRAR A EFICÁCIA DO PROCEDIMENTO , APESAR DA DIFICULDADE TÉCNICA E TEMPO CIRÚRGICO MAIS PROLONGADO , TRAZENDO ALIVIO PARA PACIENTE , MELHORA PSICOLÓGICA , ESTÉTICA E BEM ESTAR , EM PERÍODO DE TEMPO MENOR E SEM TANTOS RISCOS ADICIONAIS

Método

A PACIENTE DESSE ESTUDO É DO SEXO FEMININO, 32 ANOS, BRANCA, SEM COMORBIDADES, COM HISTÓRIA DE DROGADIÇÃO POR COCAÍNA, COM QUEIXA DE VOZ ANASALADA, DIFICULDADE DE DEGLUTIÇÃO E DESABAMENTO DO NARIZ. EXAME FÍSICO: DESTRUIÇÃO DAS CARTILAGENS ALARES, DESABAMENTO NASAL( fig 1) e PRESENÇA DE FENDA PALATINA EXTENSA ( fig 2) . TC DE SEIOS DA FACE MOSTRANDO EXTENSA DESCONTINUIDADE DO SEPTO NASAL, DE ANTERIOR ATÉ POSTERIOR, DESCONTINUIDADE OSSEA DO PALATO DURO E ASSOALHO DAS FOSSAS NASAIS COM APROXIMADAMENTE 4 CM DE LARGURA. A CIRÚRGIA FOI INICIADA PELA CONFECÇÃO DO RETALHO ANTIBRAQUIAL( fig 3 ) , EM MEMBRO SUPERIOR ESQUERDO DISSECANDO PEDÍCULO DE 13 CM COMPRIMENTO BASEADO EM 01 ARTÉRIA E DUAS VEIAS, REALIZADO TESTE DE ALLEN INTRAOPERATÓRIO ,COM ÓTIMA PERFUSÃO DE MSE , AO MESMO TEMPO REALIZOU- SE PREPARO DO LEITO RECEPTOR COM INCISÃO SUBMANDIBULAR A DIREITA E DISSECÇÃO CUIDADOSA DE 01 ARTÉRIA E DUAS VEIAS FACIAIS FACIAIS A DIREITA , COM TUNELIZAÇÃO COMUNICANDO COM DEFEITO EM PALATO MOLE , PALATO DURO E REGIÃO NASAL ,INCISÃO TRANSCOLUMELAR E EM REGIÃO ALAR LATERAL DIREITA COM DIVULÇÃO POR PLANOS , SUTURA DE RETALHO EM PALATO MOLE, PALATO DURO, COM APOSIÇÃO PARA REGIAO DE SEPTO NASAL( fig 4), FIXADO COM VRICTL 2-0;TUNELIZADO PEDICULO VASCULAR PELA FACE COM ANASTOMOSE MICROCIRURGICA COM NYLON 9-0 DE 01 ARTERIA E 01 VEIA TERMINO-TERMINAL. COM FLUXO PERVIO E PATENTE; RECONSTRUÇÃO NASAL PARCIAL DE COLUMELA E REGIAO SEPTAL COM FIXAÇÃO DE RETALHO.

Resultado

: A PACIENTE EVOLUIU COM ALGUMAS COMPLICAÇOES NO PÓS OPERATÓRIO IMEDIATO: PARALISIA TRANSITÓRIA NERVO FACIAL PELO EDEMA DE FACE, BEM COMO PEQUENA DEISCÊNCIA DE PALATO , EPITELIÓLISE DE EXTREMIDADE DE RETALHO UTILIZADO PARA O FORRO NASAL , PORÉM SEM NENHUM SINAL MAIOR DE SOFRIMENTO DO RETALHO COMO UM TODO , MANTENDO -SE SEMPRE COM BOA PERFUSÃO . DURANTE INTERNAÇAO APRESENTOU AINDA SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA PELA INTERRUPÇÃO DO USO DE COCAÍNA E FARAMACODERMIA PELO USO DE ANTIINFLAMATÓRIOS. SAO COMPLICAÇÕES CONSIDERADAS DE MENOR IMPORTÂNCIA QUE NÃO INTERFERIRAM NO RESULTADO FINAL, QUE SE MOSTROU BASTANTE SATISFATÓRIO PARA PACIENTE.A MESMA REFERE MELHORA PARA DEGLUTIÇÃO , VOZ MENOS ANAZALADA , PERVIEDADE DAS VIAS AÉREAS E PRESENÇA DE TECIDO BASE NASAL PARA SERVIR DE SUPORTE NA SUA RECONSTRUÇÃO (fig 5)

Discussão

A RECONSTRUÇÃO NASAL E PALATAL É COMPLEXA, NORMALMENTE, HÁ A NECESSIDADE DE FAZÊ-LO COM VÁRIAS ESTRUTURAS, SEMPRE EM BUSCA DE SE ALCANÇAR AS METAS DE MELHORA DA FONAÇÃO, MANUTENÇÃO DA PATÊNCIA DA VIA AÉREA E SEPARAÇÃO DAS CAVIDADES ORAL E NASAL, ALEM DA RESTAURAÇÃO DA APARENCIA ESTETICA (7,8,9). O RETALHO ANTIBRAQUIAL É BASTANTE ADEQUADO PARA A RECONSTRUÇÃO DA CAVIDADE ORAL E NASAL, SENDO FINO, MALEÁVEL E COM UM PEDÍCULO LONGO, TRANSPONÍVEL DA FACE AO PESCOÇO COM CERTA TRANQUILIDADE (10,11)

Conclusão

CONSIDERAMOS QUE OS RETALHOS ANTIBRAQUIAL SÃO SEGUROS E ADEQUADOS PARA RECONSTRUÇÃO DE TERÇO MÉDIO DA FACE, COMO OCORREU NO CASO RELATADO NA RECONSTRUÇÃO DE PALATO E ASSOALHO NASAL

Referências

1- AKI, F. E. et al. Emprego do retalho microcirúrgico antibraquial na reconstrução em cabeça e pescoço: experiência de 11 casos. Rev Ass Med Brasil, São Paulo, v. 46, n. 2), p. 182-185, 2000.
2- CUNHA, M. S. et al. Aplicação da microcirurgia no serviço de cirurgia plástica da Universidade Federal da Bahia: análise dos resultados e 21 complicações. Rev. Col. Bras. Cir, Rio de Janeiro, v. 32, n. 6, p. 297-303, nov./ dez. 2005.
3- GROTH, A. K. et al. A versatilidade do retalho anterolateral da coxa em reconstruções oncológicas: série de casos do serviço de cirurgia plástica reconstrutora e microcirurgia do hospital Erasto Gaertner. Rev. Bras. Cir. Plást, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 176-178, 2014.
4- LAZO, D. A. A. et al. Aplicações clínicas do retalho antibraquial na microcirurgia reconstrutiva. Rev. Soc. Bras. Cir Plást, São Paulo, v. 15 n. 1 p. 35-44, jan./abr. 2000
5- MARTINS, P. N. A. Importância da microcirurgia experimental para transplantes de órgãos. Acta Cir Bras, v. 18, n. 1, p. 01-06, 2003.
6- TEIXEIRA NETO, N. et al. Tratamento cirúrgico das feridas complexas. Rev Med, São Paulo, v. 89, n. 3-4, p.147-151, jul./dez. 2010.
7- TORRES, A. L. G. et al. Aplicação da microcirurgia no reparo de lesões complexas. Rev. Bras. Cir. Plást, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 131-137, 2009.
8- Gupta V, Cohan DM, Arshad H, Kuriakose MA, Hicks WL Jr. Palatal reconstruction. Curr Opin Otolaryngol Head Neck Surg 2012; 20(4): 225-30. 2. Tsuchyia S, Nakatsuka T, Sakuraba M. One-sided soft palatal reconstruction with an anterolateral thigh fasciocutaneous flap: report of two cases. Microsurgery 2011; 31(2): 150-4.
9- MELEGA, JM; VITERBO, F; MENDES, FH. Cirurgia Plástica: os princípios e a atualidade. Rio de Janeiro. Guanabara
10- MELEGA, JM. Cirurgia plástica - Fundamentos e Arte - Princípios Gerais. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan
11- NELIGAN, PC; GURTNER, GC. Cirurgia plástica: princípios, volume dois. 3. Ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2015

Palavras Chave

Palato; retalho; MICROCIRURGIA

Arquivos

Área

Cirurgia Plástica

Categoria

Cirurgia Plástica

Instituições

HOSPITAL GERAL DE GOIANIA - Goiás - Brasil

Autores

JOÃOZINEI FRANCISCO DA ROCHA, CARLOS GUSTAVO LEMOS NEVES, WHAINE ARANTES FILHO, YURI KOSSA BARBOSA, RENAN MIRANDA SANTANA, CAROLINE GABRIELA DE FARIAS