Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO: CALAZIO ABSCEDADO COMO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE CEC
Resumo
Calázio abscedado é a infecção de um nódulo que se forma na pálpebra devido à obstrução de uma glândula de Meibômio, que secreta uma substância oleosa que compõe parte das lágrimas. O Carcinoma Espinocelular (CEC) cutâneo é o segundo câncer mais frequente em humanos e, embora o CEC geralmente apresente um comportamento clínico benigno, pode ser tanto localmente invasivo quanto metastático. A apresentação clínica do Calázio semelhante a um CEC não é comum, dessa forma, relata-se o caso de uma paciente com lesão exo-ulcerada, altamente sugestiva de Carcinoma Espinocelular, em região periorbitária direita. Imediatamente aventada hipótese de neoplasia e realizada exérese com margens e rotação de retalho. Resultado do anatomopatológico evidenciando calázio abcedado com ausência de células malignas, confirmado após revisão de lâmina. Mostra-se válido considerar o diagnóstico diferencial de calázio em lesões semelhantes a CEC em região periorbitária. Essa possibilidade pode ser confirmada em uma simples biópsia incisional e pode polpar pacientes de cirurgias com maior morbidade.
Introdução
Calázio é um nódulo que se forma na pálpebra devido à obstrução de uma glândula de Meibômio, que secreta uma substância oleosa que compõe parte das lágrimas. A obstrução dessa glândula resulta no acúmulo de material oleoso, levando à formação de um cisto. Quando um calázio se infecta, tornando-se um calázio abcedado, é geralmente devido à invasão de bactérias, como as do gênero Staphylococcus, na glândula obstruída. Esta infecção resulta na formação de um abscesso, podendo evoluir para acometimento ósseo adjacente. O Carcinoma Espinocelular (CEC) cutâneo é o segundo câncer mais frequente em humanos e sua incidência continua aumentando. Embora o CEC geralmente apresente um comportamento clínico benigno, pode ser tanto localmente invasivo quanto metastático. É um tumor maligno dos queratinócitos epidérmicos que invadem a derme, ocorrendo geralmente em áreas expostas ao sol. O diagnóstico é por biópsia e o tratamento é, na maioria dos casos, cirúrgico.
Objetivo
Relatar o caso de uma paciente com diagnóstico de calázio abscedado como diagnóstico diferencial de Carcinoma Espinocelular
Método
Trata-se de um estudo qualitativo, observacional, de um relato de caso referente à uma paciente atendida no Hospital Governador Israel Pinheiro.
Resultado
Trata-se de paciente feminina, 75 anos, com história prévia de CEC em braço esquerdo em 2020 e de Doença de Paget em 2017, realizou tratamento cirúrgico com setorectomia mamária e hepatectomia regrada devido à foco metastático, no seguimento sendo necessária quimioterapia e radioterapia. Evoluiu com metástase óssea ilíaca, sendo reiniciada quimioterapia em 2021. Em outubro de 2023, houve aparecimento de lesão exo ulcerada em região periorbitária direita, irregular, coberta por crostas e com crescimento progressivo, medindo cerca de 2 x1,5 cm em sua primeira avaliação. A lesão levou ao ectrópio da pálpebra inferior direita. Imediatamente aventada hipótese de neoplasia, sendo realizada exérese com margens e rotação de retalho. Resultado do anatomopatológico evidenciando calázio abcedado com ausência de células malignas, confirmado após revisão de lâmina.
Discussão
Pacientes com câncer de mama têm um risco aumentado de desenvolver uma segunda neoplasia primária, que pode ocorrer em outra mama (câncer de mama contralateral) ou em outro órgão (como pele). Esta situação pode surgir por várias razões, incluindo predisposição genética, efeitos tardios do tratamento do câncer de mama (como radioterapia e quimioterapia), ou simplesmente devido ao envelhecimento. A história prévia de outra lesão com diagnóstico de Carcinoma Espinocelular da paciente, associada ao quadro clínico altamente sugestivo e a elevada probabilidade pré-teste do diagnóstico de CEC, segundo câncer mais frequente em humanos, foram determinantes para a decisão de submeter a paciente a exérese da lesão por completo, com margens de segurança. Resultado do anatomopatológico evidenciando calázio abcedado com ausência de células malignas, confirmado após revisão de lâmina. O Tratamento para Calázio, na maioria das vezes, é mais simples e menos mórbido, variando de compressas mornas e massagens a cirurgias minimamente invasivas. A melhor forma de diferenciar essas duas doenças é através de uma biópsia incisional e pode polpar pacientes de cirurgias com maior morbidade.
Conclusão
Uma paciente em tratamento oncológico para carcinoma mamário com metástase óssea e hepática evoluindo com lesão exo-ulcerada cutânea periorbitária direita dificilmente levantaria hipótese de calázio abscedado. Apesar desse quadro, altamente sugestivo de Carcinoma Espinocelular, mostra-se válido considerar o diagnóstico diferencial de calázio. Essa possibilidade pode ser confirmada em uma simples biópsia incisional e pode polpar outros pacientes de cirurgias com maior morbidade.
Referências
REVISTA BRASILEIRA DE OFTALMOLOGIA. Calázio e características demográficas dos portadores em uma amostra populacional. Revista Brasileira de Oftalmologia, [S.L.], v. 74, n. 6, p. 12-25, nov. 2015. Revista Brasileira de Oftalmologia. http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20150087
CORCHADO-COBOS, Roberto; GARCÍA-SANCHA, Natalia; GONZÁLEZ-SARMIENTO, Rogelio; PÉREZ-LOSADA, Jesús; CAÑUETO, Javier. Cutaneous Squamous Cell Carcinoma: from biology to therapy. International Journal Of Molecular Sciences, [S.L.], v. 21, n. 8, p. 2956, 22 abr. 2020. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/ijms21082956.
DURAND, Marlene L.. Periocular Infections. Mandell, Douglas, And Bennett'S Principles And Practice Of Infectious Diseases, [S.L.], p. 1432-1438, 2015. Elsevier. http://dx.doi.org/10.1016/b978-1-4557-4801-3.00118-1.
REZAEI, Shawheen J.; EID, Edward; TANG, Jean Y.; KURIAN, Allison W.; KWONG, Bernice Y.; LINOS, Eleni. Incidence of Nonkeratinocyte Skin Cancer After Breast Cancer Radiation Therapy. Jama Network Open, [S.L.], v. 7, n. 3, p. 24-29, 8 mar. 2024. American Medical Association (AMA). http://dx.doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2024.1632.
Palavras Chave
Calázio abscedado
Arquivos
Área
Cirurgia Plástica
Categoria
Cirurgia Plástica
Instituições
IPSEMG - Minas Gerais - Brasil
Autores
HENRIQUE NIGRI CAETANO DE OLIVEIRA, PRISCILLA DIAS SILVA, ANA LUIZA DE FREITAS RIBEIRo REIS, DIVA NOVY BARBOSA CHAVES NAGEM