Dados do Trabalho
Título
GRAU DE SATISFAÇAO DE PACIENTES SUBMETIDAS A ELEVAÇAO DE SUPERCILIOS
Resumo
Introdução: as sobrancelhas se mostram propensas aos efeitos secundários da idade, apresentando queda da sua porção distal, além da perda da gordura orbitária, acúmulo e flacidez de pele, sendo procedimentos cirúrgicos indicados para a alterar a estética do posicionamento das sobrancelhas, trazendo em um olhar mais juvenil e aumentando a auto estima dos pacientes. Objetivo: avaliar o grau de satisfação de pacientes submetidas a cirurgia de elevação de supercílios nos Serviços Integrados de Cirurgia Plástica do Hospital Ipiranga (SICPHI), de janeiro de 2022 a março de 2024. Método: estudo retrospectivo, realizado a partir de questionários Face-Q, avaliando a "Satisfação com o resultado" e “Satisfação com testa e sobrancelhas”, aplicados durante seguimento ambulatorial com período mínimo de pós operatório de 2 meses. Resultados: analisando as pontuações finais obtidas, temos que mais de 93.6% dos pacientes atribuiu uma pontuação maior do que 50 para a sua satisfação com o resultado, e todos os pacientes deram pontuações acima da mediana, demostrado elevada satisfação com a testa e sobrancelhas. Discussão: a jovialidade que o procedimento permite foi percebida pela maioria dos participantes, demonstrada no alto grau de satisfação observado. A melhora da auto estima proporcionada pela cirurgia de elevação de supercílios é é essencial, visto que aumenta sua confiança, influenciando no cotidiano para uma vida equilibrada e saudável. Conclusão: embora diferentes técnicas tenham sido utilizadas, o grau de satisfação dos pacientes submetidos a cirurgia de elevação de supercílios se mostrou alta.
Introdução
O envelhecimento facial resulta de alterações simultâneas de variados componentes da face, bem como da interação destes entre si. Dessa forma, a compreensão das alterações anatômicas associadas ao envelhecimento é essencial para se planejar de forma adequada os procedimentos que objetivam o rejuvenescimento1.
Com o envelhecimento, na região frontal, notamos o aparecimento de sulcos causados pela ação repetitiva de músculos subjacentes. Linhas transversais ocorrem devido à ação de elevação da sobrancelha do frontal, enquanto linhas de expressão glabelares se devem ao corrugador, ao depressor do supercílio e ao prócero. O corrugador provoca linhas verticais ao franzir a testa; o depressor do supercílio, causa dobras oblíquas que atravessam a borda orbital, enquanto o prócero causa linhas transversais na glabela1,2.
A região periorbital é a parte mais expressiva do rosto e alterações nos componentes orbitários afetarão notavelmente a aparência facial1. A posição clássica da sobrancelha feminina é descrita como acima do nível da borda óssea supraorbital, como um arco ascendente. Nos homens, as sobrancelhas geralmente ficam na borda orbital superior ou logo acima dela, com contorno mais plano. Entretanto, a idade, influências culturais e raciais influenciam não apenas a posição e o formato das sobrancelhas, mas também as percepções do que é esteticamente agradável3.
Sendo a sobrancelha uma estrutura móvel e propensa aos efeitos secundários da idade, pacientes mais velhos tendem a apresentar a queda da porção distal dessa, além da perda relativa da gordura orbitária, acúmulo e flacidez de pele palpebral. Assim, procedimentos cirúrgicos podem ser indicados para a alterar a estética do posicionamento das sobrancelhas, resultando em um olhar mais juvenil4,5,6.
A primeira descrição de uma elevação de supercílios foi relatada em 1910, por Lexer, e as abordagens mais modernas da linha do cabelo coronal foram introduzidas em 1961, por Pangman e Wallace. Com Tessier, em 1980, a abordagem subperiosteal ganhou destaque, e com a possibilidade de técnicas endoscópicas em 1990, detalhes anatômicos foram aprofundados para permitirem incisões mínimas, mas com resultados eficazes4. Hoje, esse procedimento é cada vez mais realizado, melhorando a auto estima dos pacientes e fornecendo resultados confiáveis e duradouros.
Objetivo
Avaliar o grau de satisfação de pacientes submetidas a cirurgia de elevação de supercílios nos Serviços Integrados de Cirurgia Plástica do Hospital Ipiranga (SICPHI), de janeiro de 2022 a março de 2024.
Método
Este foi um estudo retrospectivo, realizado a partir de questionários validados Face-Q, avaliando a "Satisfação com o resultado" (anexo 1) e “Satisfação com testa e sobrancelhas” (anexo 2), traduzidos e validados previamente para o português. Eles foram aplicados em pacientes submetidas a cirurgia de elevação de supercílios nos Serviços Integrados de Cirurgia Plástica do Hospital Ipiranga (SICPHI), de janeiro de 2022 a março de 2024, durante seguimento ambulatorial com período mínimo de pós operatório de 2 meses. Os dados pessoais dos pacientes foram mantidos em sigilo, não ocorrendo sua identificação ou exposição.
O questionário de avaliação da "Satisfação com o resultado” contém seis afirmações (“Estou satisfeito(a) com o resultado, o resultado ficou ótimo, o resultado foi exatamente o que eu esperava, estou surpreso (a) com o quão bem eu pareço no espelho, o resultado está fantástico, o resultado é milagroso), aos quais o paciente avaliado indica seu grau de concordância, com sua devida pontuação correspondente a cada frase afirmatória (“discordo totalmente - 1”, “discordo um pouco - 2”, “concordo um pouco - 3”, “concordo totalmente - 4”).
O questionário de avaliação da "Satisfação com testa e sobrancelhas” contém seis perguntas (“A posição das suas sobrancelhas?”, “Quão uniformes (bem combinadas) suas sobrancelhas se parecem?”, “A altura da sua testa (distância entre as sobrancelhas e a linha do cabelo)?”, “Quão natural a sua testa se parece?”, “Quão jovem sua testa se parece?”, “Quão lisa sua testa se parece?”), às quais o paciente avaliado indica seu grau de satisfação, com sua devida pontuação correspondente a cada resposta (“muito insatisfeito - 1”, “um pouco insatisfeito - 2”, “um pouco satisfeito - 3”, “muito satisfeito - 4”).
Em ambos, pontuações mais altas refletem um resultado melhor. Para a interpretação dos valores obtidos com as respostas dos questionários, são utilizadas tabelas de conversão da soma bruta da pontuação na escala em uma pontuação de 0 (pior) a 100 (melhor), pelo Modelo Rasch, o qual já é contemplado com o questionário validado.
Resultado
No total, foram avaliados 31 pacientes submetidos à cirurgia de elevação de supercílios, associadas, ou não, a realização de blefaroplastia, de janeiro de 2022 a março de 2024. Desses, 3 eram homens e 28, mulheres.
Em relação a afirmação “estou satisfeito(a) com o resultado”, 71% concordaram totalmente, enquanto 22.6% concordaram um pouco e 6.5% discordaram um pouco. Ninguém discordou totalmente. Sobre “o resultado ficou ótimo”, 77.4% concordaram totalmente, enquanto 16.1% concordaram um pouco e 6.5% discordaram um pouco. Ninguém discordou totalmente.
No que se refere a frase “o resultado foi exatamente o que eu esperava”, 71% concordaram totalmente, enquanto 12.9% concordaram um pouco e 16.1% discordaram um pouco e ninguém discordou totalmente. Avaliando a opção “estou surpeso(a) com o quão bem pareço no espelho”, 87.1% concordaram totalmente, enquanto 12.9% concordaram um pouco; ninguém discordou dessa afirmativa.
Quanto a assertiva “o resultado está fantástico”, 67.7% concordaram totalmente, enquanto 19.4% concordaram um pouco e 12.9% discordaram um pouco. Sobre “o resultado é milagroso”, 45.2% concordaram totalmente com esta, enquanto 35.5% concordaram um pouco, 16.1% discordaram um pouco e 3.2% discordou totalmente.
Acerca do segundo questionário, o qual avalia a satisfação com a testa e sobrancelhas, 71% se mostraram muito satisfeitas com a posição das sobrancelhas, enquanto 19.4% estão um pouco satisfeitas, 6.5% um pouco insatisfeitas e 3.2% muito insatisfeitas. Sobre o quão uniformes estão as sobrancelhas, 80.6% se mostraram muito satisfeitas, enquanto 16.1% estão um pouco satisfeitas e 3.2% muito insatisfeitas.
No tocante a altura da testa, 90.3% estão muito satisfeitas, enquanto 6.5% estão um pouco satisfeitas e 3.2% muito insatisfeitas. A respeito do quão natural a testa se parece, 90.3% estão muito satisfeitas, enquanto 9.7% estão um pouco satisfeitas.
Em referência ao quão jovem a testa se parece, 71% estão muito satisfeitas, enquanto 25.8% estão um pouco satisfeitas e 3.2% um pouco insatisfeitas. Sobre o quão lisa a testa se parece, 54.8% estão muito satisfeitas, enquanto 41.9% estão um pouco satisfeitas e 3.2% um pouco insatisfeitas.
Assim, analisando as pontuações finais obtidas, temos que mais de 93.6% dos pacientes atribuiu uma pontuação maior do que 50 para a sua satisfação com o resultado, e todos os pacientes deram pontuações acima da mediana, demostrado elevada satisfação com a testa e sobrancelhas.
Discussão
As cirurgias de rejuvenescimento são realizadas para corrigir os problemas causados pelo envelhecimento, devolvendo o paciente a um estado mais jovem. As rugas começam a se formar em locais com pele mais fina, como a região periorbital, sendo seguidas pela perda de volume e a queda do tecido.
O SICPHI é referência em uma grande cidade, atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde, com uma amostra variada. Dessa forma, diferentes técnicas foram utilizadas nos pacientes incluídos no estudo, sempre considerando a melhor proposta individualizada. Ainda assim, embora diferentes abordagens tenham sido utilizadas, o grau de satisfação dos pacientes submetidos a cirurgia de elevação de supercílios se mostrou elevada.
Da amostra contemplada neste estudo, apenas dois pacientes atribuíram uma pontuação abaixo de 50 no questionário de “Satisfação com o resultado", e 41.9% considerou-se completamente satisfeito com o final. Além disso, 41.9% da casuística também se mostrou totalmente satisfeita com o aspecto de testa e sobrancelhas, o que denota uma melhora considerável em sua auto imagem, fato que foi possível devido a cirurgia.
Um fato importante aqui demonstrado é o manejo de expectativas dos pacientes, que deve ser bem discutido em consultas perioperatórias. Apesar de 16.1% ter esperado um resultado diferente do obtido, ainda assim, 100% da amostra ficou surpresa com sua aparência final. Dessa forma, mesmo tendo um quadro diferente em mente, todos os participantes reconheceram o aprimoramento de sua aparência.
A taxa de satisfação com a posição dos supercílios após elevação foi alta, mantendo sua uniformidade e altura da testa adequada. Ademais, a jovialidade que o procedimento permite foi percebida pela maioria dos participantes.
A melhora da auto estima proporcionada pela cirurgia de elevação de supercílios é de fundamental importância para os pacientes, visto que aumenta sua confiança, influenciando no cotidiano para uma vida equilibrada e saudável.
Conclusão
O grau de satisfação das pacientes submetidas a elevação de supercílios se mostrou alta, sendo reflexo de procedimentos bem indicados e executados. Para cada paciente foi avaliada e estudada a melhor opção terapêutica, fato que garantiu a individualização do tratamento, potencializando seu resultado final.
Para perspectivas futuras de novos trabalhos, é necessário o aumento do número de pacientes da amostra, bem como aumento do seu período de seguimento, para avaliações mais precisas e associações mais robustas.
Referências
Neligan PC. Cirurgia plástica: princípios. 3a ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2015.
Prevot M, et al. Le rajeunissement du front. Ann Chir Plast Esthet (2017), http://dx.doi.org/10.1016/ j.anplas.2017.07.016
Kashkouli MB, Abdolalizadeh P, Abolfathzadeh N, Sianati H, Sharepour M, Hadi Y. Periorbital facial rejuvenation; applied anatomy and pre-operative assessment. J Curr Ophthalmol. 2017 Sep;29(3):154-168.
Patel BC, Malhotra R. Mid Forehead Brow Lift. 2023 Aug 21. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan–. PMID: 30571073.
Naif-de-Andrade NT, Hochman B, Abla LEF, Ferreira LM. Elevação dos supercílios na ritidoplastia frontal videoassistida. Rev. Bras. Cir. Plást.2013;28(3):18
Park, D. M. (2022). Total Facelift : Forehead Lift , Midface Lift , and Neck Lift.
Palavras Chave
Satisfação; elevação de supercílio; face
Arquivos
Área
Cirurgia Plástica
Categoria
Cirurgia Plástica
Instituições
Hospital Ipiranga - São Paulo - Brasil
Autores
GABRIELLA UEHARO PEREIRA, GUSTAVO REVIGLIO SONCINI, GUSTAVO FURLAN BRAGA, LUIZ EDUARDO FELIPE ABLA, SILVIO OGNIBENE, JOSÉ OCTAVIO GONÇALVES DE FREITAS