Aprender Criança 2024

Dados do Trabalho


Título

TITULO: TREINAMENTO PARENTAL PARA FAMILIAS DE CRIANÇAS ATIPICAS EM ITACAMBIRA/MG: ESTRATEGIAS DE INCLUSAO, EDUCAÇAO ASSERTIVA E FORTALECIMENTO COMUNITARIO

Objetivos

Este projeto visa capacitar pais de crianças atípicas do município de Itacambira/MG para melhorar o manejo comportamental de seus filhos, promover interações familiares positivas e apoiar o desenvolvimento infantil adequado, utilizando princípios de educação assertiva. Especificamente, o projeto busca oferecer suporte gratuito a famílias que não possuem condições financeiras para custear sessões de treinamento parental, promovendo inclusão e o fortalecimento da relação entre as famílias e a escola e o protagonismo comunitário.

Material e Método

: A intervenção inclui reuniões mensais incialmente com 20 famílias atípicas (pais de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento) identificadas através da rede municipal de educação que não possuem condições financeiras para custear sessões de treinamento parental.. Os encontros são realizados nas dependências da Escola Municipal Santo Antônio e coordenados por uma psicopedagoga clínica em parceria com a Secretaria Muncipal de Educação e equipe multidisciplinar de psicólogos, fonoaudiólogo, fisioterapeutas e outros profissionais da comunidade. As temáticas de cada encontro é escolhidas por consenso entre os familiares, assegurando que as sessões abordem os tópicos mais relevantes para o grupo. Para intensificar a comunicação entre os participantes com intuito de convidar para as reuniões e compartilhar de materiais, estudos, textos educativos são feitos através de grupo de whatsapp.
Os encontros contemplam eixos temáticos como: autocuidado dos pais para melhor cuidado dos filhos, teorias e práticas sobre autismo, TDAH, deficiência intelectual e outros transtornos do neurodesenvolvimento, estabelecimento de rotinas e combinados, estratégias educacionais, e oficinas práticas para confecção de materiais adaptados para uso doméstico, Psicoeducação e habilidade de Cognição Social. O projeto também desenvolveu uma identidade visual para o grupo que fortalece o sentimento de pertencimento e continuidade do projeto. Além disso, os pais são capacitados para gravar pequenos vídeos chamados "pílulas de inclusão", com dicas e relatos que podem auxiliar outras famílias na busca por melhorias.
Durante as sessões, foi enfatizado o Treinamento Parental, que propõe ensinar aos cuidadores as habilidades que estão sendo trabalhadas para que, quando necessário, eles consigam lidar com comportamentos desadaptativos e estimular os comportamentos adaptativos (Cordeiro et al., 2020), levando em consideração que estes passam mais tempo com as crianças do que os próprios profissionais que as atendem.
O projeto também inclui um componente de acolhimento e conscientização para pais que receberam recentemente o diagnóstico dos filhos, fornecendo suporte emocional e informativo crucial neste momento delicado. Professores da rede municipal participam dos encontros, contribuindo para uma abordagem integrada entre família e escola. Um dos produtos finais do projeto será um livro com relatos dos familiares, documentando suas experiências e aprendizados ao longo do processo.

Resultados

Os resultados preliminares indicam diversos benefícios significativos. Os pais relataram um aumento no uso de reforço positivo e nas habilidades educativas sociais, além de uma redução nos problemas de comportamento das crianças. Houve uma melhora no desempenho escolar das crianças e uma maior proximidade entre as famílias e a escola, evidenciada pela maior frequência nas reuniões escolares e na participação em eventos.
Os vídeos "pílulas de inclusão" gravados pelos pais tornaram-se um recurso valioso para outras famílias da comunidade, promovendo a disseminação de práticas eficazes de manejo comportamental e apoio às crianças atípicas.
As famílias relataram uma melhor confiança e controle na administração dos medicamentos receitados pelos médicos e uma maior frequência nas terapias recomendadas. Houve também um trabalho de acolhimento e conscientização direcionado aos pais que receberam recentemente o diagnóstico dos transtornos dos seus filhos, o que se mostrou essencial para o enfrentamento inicial das dificuldades e para a criação de um ambiente de suporte mútuo.
Durante as sessões, as mães expuseram as dificuldades enfrentadas nas rotinas diárias, argumentando que a adesão delas às orientações do programa as auxiliavam na amenização dessas dificuldades. Por exemplo: a) Na rotina diária relatavam insegurança, desgaste, tristeza, irritação, preocupação e ansiedade pela falta de conhecimento e apoio para lidar com os filhos e perspectiva futura b) cansaço mental e físico c) dificuldades financeiras para custear medicamento e terapias d) problemas conjugais.
A troca de experiências entre os pais e o apoio comunitário promoveram um ambiente de inclusão e cooperação, fortalecendo o grupo como um todo.
Colocar sobre a escrita do livro que será um diferencial para relatarem suas experiências e encorajar outras famílias.

Conclusões e implicações dos resultado

O treinamento parental demonstrou ser uma ferramenta eficaz para aprimorar as habilidades parentais e promover o desenvolvimento saudável das crianças atípicas. A participação ativa dos pais e o apoio da comunidade foram diferenciais para o sucesso do projeto, destacando a importância de intervenções integradas e colaborativas para enfrentar desafios no contexto familiar e educacional de crianças com necessidades especiais.
O aumento da confiança dos pais na administração de medicamentos e na adesão às terapias recomendadas, aliado à maior proximidade com a escola e à melhoria no desempenho acadêmico das crianças, são indicativos de que o treinamento parental pode ter um impacto positivo duradouro na vida dessas famílias. A produção de vídeos e o livro de relatos são iniciativas que não apenas documentam o progresso alcançado, mas também inspiram outras famílias a buscarem soluções semelhantes.
Este modelo de intervenção pode servir como referência para outras comunidades que enfrentam dificuldades similares, enfatizando a necessidade de políticas públicas que incentivem programas de apoio parental, especialmente para famílias que não têm condições de arcar com os custos dessas intervenções. A inclusão de professores e a criação de uma rede de apoio com identidade visual própria são estratégias que podem ser replicadas em diferentes contextos, potencializando os resultados positivos observados.

Área

Neurodesenvolvimento e seus Transtornos

Categoria

Educador

Instituições

Secretaria Municipal de Educação de Itacambira - MG - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANNE GRACIELLY ALVES SOARES