Aprender Criança 2024

Dados do Trabalho


Título

PROJETO CEISA: RELATO DE EXPERIENCIA NA CIDADE DE RIBEIRAO PRETO, SAO PAULO

Objetivos

À medida que o número de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aumenta, também cresce a necessidade de profissionais e cuidadores treinados na área de Análise do Comportamento Aplicada.
O CEISA (Clínica Escola de Inclusão Social e Autismo) é um projeto social que visa capacitar alunos de graduação a implementar estratégias e intervenções comportamentais como também proporcionar atendimento às crianças e seus cuidadores.
Algumas das principais responsabilidades dos terapeutas em treinamento (estagiários) são: prestar atendimento direto ao cliente, implementar planos de intervenção comportamental para aquisição de habilidades e para redução de comportamentos; seguir protocolos prescritos pelo supervisor; coletar, registrar e resumir dados sobre o comportamento do cliente e colaborar, comunicar e auxiliar no treinamento dos cuidadores.
O projeto é desenvolvido dentro da Escola de Educação Infantil Dr. Fábio dos Santos Musa (Educandário), no município de Ribeirão Preto/SP, espaço gentilmente cedido pela direção. O público-alvo são crianças que apresentam transtornos do neurodesenvolvimento ou atrasos no desenvolvimento. Atualmente, o projeto realiza o atendimento de 12 famílias.
Este estudo não foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, uma vez que seu objetivo é relatar e descrever a atuação dos acadêmicos em um projeto de intervenção comportamental e orientação parental, fundamentado na análise do comportamento. Não foram utilizados dados relativos aos participantes.

Material e Método

Inicialmente os estudantes passam pela formação teórico-prática, com aulas teóricas sobre principais conceitos e princípios da Análise do Comportamento Aplicada, observações clínicas e prática supervisionada. Esta etapa ocorreu no Instituto Voar - Clínica Interdisciplinar na cidade de Ribeirão preto/ SP.
Concomitante ao treinamento demos início a triagem dos pacientes. Para participar do projeto é necessário que a criança tenha diagnóstico ou esteja investigando TEA não esteja realizando terapias em Análise do Comportamento Aplicada em serviços públicos ou privados e que a família tenha disponibilidade para encontros mensais.
A seleção dos participantes é realizada com auxílio da terapeuta ocupacional da escola. Ela indica o projeto para as famílias das crianças que preenchem os critérios fornecendo a elas o nosso email e a ficha de inscrição.
As famílias nos enviam um email solicitando a vaga com os dados básicos da criança preenchidos como nome, idade, turno escolar, diagnóstico, dados dos familiares e contato telefônico.
Após realizado o contato com a família, o(s) cuidador(es) deve comparecer ao acolhimento. Neste momento serão preenchidas as folhas de anamnese e do questionário do comportamento infantil.
Posteriormente, a criança é avaliada por um terapeuta em formação e pela supervisora que confecciona o PEI (Plano de Ensino Individualizado).
Em seguida, são realizadas devolutivas aos pais e são repassados os objetivos do tratamento.
O projeto divide-se em sessões de intervenção com as crianças, com duração de aproximadamente 50 minutos, realizadas no espaço disponibilizado pela escola. A segunda parte do projeto envolve orientações aos pais.

Resultados

Acerca dos resultados observados, identifica-se implicações positivas, como a melhoria no desenvolvimento infantil através das estratégias utilizadas nos atendimentos, o empoderamento dos cuidadores com orientações regulares e apoio técnico e teórico.
A orientação parental no projeto CEISA envolve sessões de feedback e orientação sobre o manejo dos comportamentos das crianças para seus responsáveis. Com sua implementação, observa-se maior engajamento familiar na terapia, melhor compreensão sobre o TEA, empoderamento dos pais no manejo dos comportamentos infantis, e um espaço para trocas. Nota-se que estratégias simples como o uso do cronômetro/timer e agenda visual foram as mais aderidas pelas famílias.
Os relacionamentos profissionais desenvolvidos no projeto são fortalecidos através de supervisões semanais com a diretoria, que auxiliam no crescimento profissional e na autonomia dos participantes. A interação direta com os pais permite identificar demandas e compreender suas experiências com o transtorno dos filhos, enriquecendo o repertório profissional e destacando lacunas no desenvolvimento.
Para os terapeutas em formação, o projeto oferece uma combinação valiosa de prática e teoria, com supervisões, treinamentos e materiais essenciais para o desenvolvimento de uma base sólida. A experiência adquirida no projeto é vista como um diferencial duradouro na carreira dos participantes.
Entre os pontos positivos do projeto estão a abordagem personalizada com objetivos e programas específicos para cada criança e o apoio gratuito oferecido às famílias que não têm condições financeiras de pagar por serviços particulares. O suporte fornecido faz uma diferença significativa na vida dessas famílias.
Nos pontos a serem melhorados estão definição de uma estrutura completa, mas planeja realizar reuniões gerais e workshops para instruir as famílias sobre o desenvolvimento infantil e temas relevantes.

Conclusões e implicações dos resultado

Em conclusão, o projeto CEISA é uma iniciativa essencial para atender a crescente demanda por intervenções comportamentais em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, especialmente TEA. Ele preenche uma lacuna significativa no sistema de saúde, reduzindo as filas de espera para atendimentos especializados.
A metodologia adotada pelo projeto, implementada na Escola mencionada, envolve uma abordagem sistemática e estruturada, com a participação de acadêmicos de Terapia Ocupacional sob supervisão de profissionais experientes. A capacitação dos cuidadores e o envolvimento ativo das famílias são componentes cruciais que garantem o sucesso das intervenções, promovendo não apenas o desenvolvimento das crianças, mas também o empoderamento e a participação dos pais no processo terapêutico.
Assim, o CEISA demonstra ser um projeto eficaz de intervenção comportamental e inclusão social, destacando-se como um exemplo de como parcerias estratégicas e metodologias bem estruturadas podem criar um impacto positivo significativo na vida de crianças com transtorno neurodivergente e suas famílias.

Área

Neurodesenvolvimento e seus Transtornos

Categoria

Terapeuta

Instituições

CEISA - São Paulo - Brasil

Autores

SOPHYA DE LIMA DOMINGOS, FABRICIO OLIVEIRA COSTA DE CARVALHO, PAOLA DE ANDRADE GOMES DA CUNHA