Aprender Criança 2024

Dados do Trabalho


Título

OS EFEITOS DE UM PROGRAMA NEUROPSICOPEDAGOGICO NO DESEMPENHO ACADEMICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇAO

Objetivos

Este estudo objetivou avaliar os efeitos de um programa neuropsicopedagógico de funções executivas (NEXFP) no funcionamento cognitivo e desempenho acadêmico de crianças com TDC.

Material e Método

Participaram do estudo 218 crianças (120 crianças sem TDC e 98 crianças com TDC) de idades entre oito e dez (9,05) anos, de ambos os sexos. Os protocolos utilizados foram aprovados pelo comitê de ética da UFRJ (parecer nº 517.483) e realizados no ambulatório clínico de neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG. Os participantes foram divididos em quatro grupos de maneira randômica (A1 – 60 crianças sem TDC e que não realizaram o NEXFP; A2 – 60 crianças sem TDC que realizaram o NEXFP; B1 – 49 crianças com TDC que não realizaram o NEXFP; B2 – 49 crianças com TDC que realizaram o NEXFP). Sendo o NEXFP expresso pela prática de 20 atividades que associam o desenvolvimento motor, funções executivas e atenção plena, a partir de comandos dados para a realização das posturas de animais descritos em cards individuais, sendo: jacaré, tatu, camarão, caranguejo, sapo, canguru, macaco, tigre, cavalo, cobra, aranha, pinguim, lobo, urso, pato, galo, cachorro, minhoca, beija-flor e elefante. Portanto a aplicação do NEXFP foi determinada em 20 sessões, com dez minutos de duração cada, em um ambiente claro e devidamente iluminado, na frequência de duas vezes por semana, sendo aplicado por profissional da neuropsicopedagogia. Para a avaliação dos efeitos do NEXFP, os participantes foram submetidos aos seguintes protocolos antes e após intervenção: a) Avaliação Visomotora – Teste de Nove Pinos (NHPT); b) Teste de Nomeação Automatizada de Denckla; c) Avaliação da Compreensão Leitora; d) Avaliação do Rendimento Escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Resultados

Nossos resultados mostram que em relação a coordenação visomotora, quando avaliadas após o término do NEXFP, as crianças do grupo A2 obtiveram um desempenho superior em 16% (p<0,01) em relação às crianças do grupo A1. Quando analisados os resultados das crianças com TDC, foi possível perceber que as crianças do grupo B2 obtiveram uma superioridade de 29% (p<0,01) em relação às crianças do grupo B1 no NHPT. Em relação à capacidade de nomeação automatizada, foi possível perceber que as crianças do grupo A2 realizaram a referida tarefa de forma rápida em 15% (p<0,01) em comparação com as crianças do grupo A1. Já os resultados obtidos pelas crianças do grupo B2 sinalizam uma redução de tempo de nomeação automatizada em 31% (p<0,01) em relação às crianças do grupo B1. Ao serem avaliadas após o NEXFP, em relação a compreensão leitora, as crianças do grupo A2 apresentaram um desempenho superior de 20%(p<0,01) no número de palavras lidas de maneira correta por minuto em relação às crianças do grupo A1. Já as crianças com TDC do grupo B2 obtiveram uma superioridade de 35% em relação às crianças do grupo B1 no número de palavras lidas de maneira correta por minuto. Ao analisar os resultados relativos ao desempenho acadêmico, as crianças do grupo A2 obtiveram, após serem submetidas ao NEXFP, um número médio de acertos aumentado em 14%(p<0,01) quando comparadas às crianças do grupo A1. Já as crianças do grupo B2 obtiveram, após o NEXFP, um desempenho superior de 28% (p<0,01) em relação às crianças do grupo B1.

Conclusões e implicações dos resultado

Considerando os dados apresentados, percebe-se uma possível influência do NEXFP em habilidades de leitura e no desempenho acadêmico das crianças, visto que após submetidas ao NEXFP, apresentaram um desempenho superior do que as crianças que somente realizaram as referidas avaliações. Desta forma, nossos dados indicam que o NEXFP muito provavelmente poderá ser uma estratégia de intervenção eficaz para auxiliar na melhora do funcionamento cognitivo e, consequentemente, no desempenho acadêmico de crianças com TDC.

Área

Transtornos em neurodesenvolvimento

Categoria

Terapeuta

Instituições

Faculdade CENSUPEG - Santa Catarina - Brasil, IBCCF/UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

FABRÍCIO BRUNO CARDOSO, VITOR DA SILVA LOUREIRO, FRANCIELE GIOVANELLA MOSER, SAMUEL PEREIRA DE SOUZA, JOÃO VITOR GALO ESTEVES, ALINY CARVALHO DEMATTÉ, ALFRED SHOLL-FRANCO